O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) abriu procedimento para acompanhar as medidas adotadas pelos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, atingidos pelas fortes chuvas nesta semana e que deixaram centenas de pessoas desalojadas.
Em Rio Branco, (367 km de Cuiabá) pelo menos 50 casas foram alagadas pela enchente. Já em Salto do Céu (cidade vizinha) uma tromba d’água causou danos em diversos pontos. Pelo menos nove pontes foram levadas pela força das águas. O drama vivido por famílias nas duas cidades está registrado em vídeos e imagens feitos pelos próprios moradores.
Segundo o promotor de Justiça Leandro Turmina, o Ministério Público acompanha as providências tomadas pelos Municípios em relação aos decretos de situação de emergência e, também, solicitou que sejam adotadas medidas em relação às áreas sujeitas a desastres naturais, para evitar que novas situações como esta venham a se repetir.
Ele expediu ofícios para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) requerendo a realização de análise técnica da segurança nas pontes, além de medidas para a reparação e reconstrução das que tiveram danos, bem como apoio das Secretarias de Assistência Social dos Municípios e do Estado para que as famílias atingidas sejam assistidas.
“Nossa Promotoria está acompanhando os trabalhos realizados pelas instituições, participando das reuniões e já dialogando com os gestores sobre medidas a médio e longo prazo. Queremos reforçar a atuação sobre a revegetação das Áreas de Preservação Permanente que margeiam os cursos d'água nos Municípios”, enfatizou.
Rio Branco e Salto do Céu são separados por uma distância de cerca de 10 quilômetros e, juntos, possuem uma população estimada em 8 mil habitantes. “Nossa equipe está acompanhando as famílias desalojadas e a Promotoria está de portas abertas para atender todo aquele cidadão que necessite de orientação e apoio”, concluiu.
Servidores que trabalham na Promotoria de Justiça de Rio Branco atuam como voluntários no recebimento de donativos e no acolhimento dos desalojados.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.