O senador Carlos Fávaro (PSD) pode perder o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa). Conforme a reportagem da CNN Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é cotado para assumir o posto. Lira só precisa formalizar o seu interesse ao presidente Lula (PT).
O mandato de Lira à frente do Legislativo federal termina em 1º de fevereiro. O fim do mandato, coincidentemente, ocorre em meio a estruturação da reforma administrativa dos ministério. Lira se beneficiaria com essa movimentação na Esplanada, galgando a cadeira de Fávaro que retornaria ao Senado.
Em 2024, Carlos Fávaro também estava com a corda no pescoço quando o centrão passou a cobiçar o comando do Ministério da Agricultura. Os deputados e senadores aliados a Lula, pressionaram o presidente para retirá-lo. Os pedidos foram intensificados com o escândalo do leilão do arroz. Fávaro conseguiu contornar as polêmicas e se manteve no primeiro escalão.
Arthur Lira tem trânsito dentro do agro. Ele, inclusive, está de olho na presidência da Frente Parlamentar do Agro (FPA) que tem a participação da Coronel Fernanda e Nelson Barbudo, ambos deputados federais da bancada de Mato Grosso pelo Partido Liberal.
Mas, de acordo com a analista política da CNN, Basília Rodrigues, o destino mais acertado para Lira é o Mapa. Essa decisão só dependeria de uma reunião que ocorria ainda em janeiro. "Se o Lira disser: 'Quero'. O Lula fala: 'Topo", falou a analista.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.