O presidente nacional da REDE Sustentabilidade, Wesley Diógenes (CE), recebeu em seu gabinete, em Brasília, o presidente do diretório municipal do PT em Cuiabá, Bob Almeida. Durante a conversa, conforme Bob, os dois discutiram as conjecturas na capital mato-grossense e Wesley afirmou que não há nenhum projeto para candidatura própria na cidade. Diante disso, a REDE estaria disposto a apoiar o pré-candidato à prefeitura da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB). Mas essa definição também envolve o Psol, sigla a qual a REDE é federado.
"A Federação Rede e Psol a gente tem conversado bastante desde o ano passado. Já estive em Brasília outro dia, conversei com o presidente do Psol e eles não têm projeto em Cuiabá. O caminho mais provável é que eles venham em uma aliança com a nossa Federação", falou Bob Almeida ao HNT.
O PDT e a federação entre o Cidadania e o PSDB também estão na mira de Bob. Ele, incluisve, afirmou já ter dialogado com o presidente do Cidadania em Mato Grosso, Marco Marrafon, e com o presidente do PDT em Cuiabá, Francisco Vuolo. De ambos, recebeu um "aceno". As legendas aguardam a definição dos partidos sobre quem será o pré-candidato à prefeitura entre o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV).
LEIA MAIS: Partidos da Federação se reúnem para aprovar critérios nesta quinta-feira, diz Lúdio
"Tive uma reunião com o PDT e o Vuolo. Estão aguardando a definição da Federação para saberem qual caminho eles vão seguir. Nós precisamos definir isso para começarmos a construir o grande arco de alianças que queremos", disse Bob.
Até o momento, o PSD é o único partido confirmado entre os aliados da Federação. O presidente estadual do PSD em Mato Grosso, Carlos Fávaro, afiançou o apoio após pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Questionado se a negociação com o Cidadania avança considerando a figura do Avallone, Bob explica que há alas tanto do partido de Marco Marrafon e do PSDB que estão dispostas a compor com outro grupo e, apostando no amadurecimento desse quadro, o presidente do PT tenta agendar uma reunião com as duas federação que são cooptadas.
"Além do PDT, estamos conversando com a Federação do Cidadadnia/PSDB, com a Federação Rede/Psol e já fizemos algumas reuniões em separado com o Psol e Rede. Estamos tentando fazer uma reunião em conjunto com as duas federações. Nós já conversamos com o presidente do Cidadania, o Marrafon, já conversamos com o Paulo Borges, que também é da direção do PSDB, e esse momento é de diálogo, de construção. A gente tem quer conversar com todo mundo que é desse campo mais progressista e que quer mudança", contou o presidente do PT.
Bob está ciente do desafio de quebrar as resistências à Federação de esquerda, mas ele aposta nas alas descontentes para conseguir firmar a aliança.
"A gente conversa. Os partidos sentam para conversar. O PSDB assim como o PT tem campos políticos dentro dele e é uma decisão que cabe, primeiro, individualmete ao partido e, depois, a decisão que cabe a Federação. O Avallone está em uma federação que além do PSDB tem o Cidadania. Então, não é uma decisão que não cabe apenas ao Avallone, mas a Federação. Da mesma forma que a nós do PT cabe aos três partidos. Tem alas do Cidadania que estão dispostas a fechar com o PT, no PSDB também tem. Como também há na Rede, no Psol e em outros partidos menores", explicou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.