Será conhecida na tarde desta quarta-feira (14) a lista tríplice dos candidatos à sucessão do procurador-geral de Justiça, Paulo Prado. Os votos dos procuradores e promotores de todo o Estado definirão a ordem dos nomes. Cabe ao governador Pedro Taques (PSDB) fazer a nomeação de um dos três mais votados.
São candidatos ao cargo os promotores de Justiça, Ana Luiza Peterlini, José Antônio Borges Pereira e Mauro Benedito Pouso Curvo e a procuradora Eliana de Sá Maranhão.
Desde o mês passado as cédulas de votação começaram a ser distribuídas entre os procuradores e promotores do Estado para que enviem o votos à sede do MPE.
Cada um membro do Ministério Público tem direito a três votos.
Aqueles que deixaram para votar nesta quarta-feira (14) poderão votar entre 12h e 17h.
A contar da data de recebimento da lista, o governador tem 15 dias para definir o nome do próximo procurador-geral.
Votam em Mato Grosso 32 procuradores e 215 promotores de Justiça.
Conheça os candidatos
José Antônio Borges disputou pelo menos três vezes a chefia do MPE. Em uma delas saiu vencedor, porém, não foi nomeado devido a uma lei que permitia apenas procurador de Justiça assumir a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
Nos dois últimos pleitos, Borges, que atua na área da Infância e Juventude, perdeu para Prado por apenas 14 votos. O promotor Mauro Curvo, que exerce a função de secretário-geral da PGJ desde a gestão do promotor Marcelo Ferra, anterior a Prado, sai fortalecido à disputa pelo seu conhecimento em gestão.
Curvo é o único concorrente lotado em Várzea Grande. A procuradora Eliana Maranhão, hoje sub-procuradora na gestão de Prado, se apresenta como forte concorrente pelas funções exercidas no Ministério Público . Ela já foi Corregedora-geral de Jutiça, Ouvidora Geral e coordenou o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Ana Luiza Pertelini, ex-secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado, nunca disputou a Procuradoria Geral de Justiça. Mesmo com a discrição do processo, ela é considerada candidata da oposição.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.