O vereador por Cuiabá, Luís Claudio (PP), formalizou, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (30), o pedido para que seja anulado o título de “Cidadão Cuiabano” concedido ao deputado estadual Gilberto Cattani (PL) em decorrência das falas do parlamentar que comparam mulheres a vacas. A solicitação ganham o apoio de pares da Casa de Leis e também repercutiu na Assembleia Legislativa (ALMT). O deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou que o comportamento do colega de plenário é “muito nocivo” e pode ser interpretado como quebra de decoro.
Maysa Leão (Republicanos) foi a primeira a utilizar o púlpito do Legislativo da capital mato-grossense para repudiar as falas de Cattani. A vereadora cobrou um posicionamento da presidente em exercício da ALMT, Janaina Riva (MDB).
“Não dá para passar pano, não dá para fingir que isso é normal, não dá para aceitar isso sendo uma parlamentar mulher em Mato Grosso. Então, quero deixar manifestado o meu repúdio e o pedido que a AL tome alguma atitude. Conversei com a deputada e espero que o Conselho de Ética faça alguma coisa”, declarou a republicana.
Luís Claudio puxou o coro em tom negativo ao bolsonarista e após se manifestar no plenário, solicitou uma pesquisa para identificar quais títulos foram direcionados a ele pois, iria requerer o cancelamento de todos. O presidente do Legislativo municipal, Chico 2000 (PL), recomendou que a Secretaria da Câmara efetuasse o levantamento e, após a confirmação, Luís Claudio firmou protocolo da anulação do título de “Cidadão Cuiabano” concedido ao parlamentar.
Edna Sampaio (PT) também registrou seu ponto de vista sobre as declarações de Cattani e lembrou que já foi processada no passado pelo político por danos morais quando o enfrentou. “Daí pra frente, (Cattani) não fez outra coisa a não ser militar e ofender pessoas LGBTs e mulheres como está fazendo agora. Ele fez e está fazendo isso porque tem encontrado guarita nas instituições que não o punem”, endureceu a petista durante seu discurso.
QUEBRA DE DECORO
Após a Câmara Municipal promover medidas contra Cattani, os olhos se voltaram para a Assembleia. Lúdio Cabral acredita que os companheiros de Casa devam provocar alguma iniciativa de Janaina Riva durante a reunião do Colégio de Líderes, nesta quarta (31), que antecede a sessão ordinária do plenário.
“Amanhã, vamos avaliar o comportamento da instituição, pois nós temos uma mesa diretora que é presidida por uma mulher, nós temos um conjunto de deputados que já tiveram um posicionamento muito crítico em relação ao comportamento do colega deputado e vamos aguardar essa agenda institucional para, a partir daí, se necessário, tomar uma decisão enquanto bancada partidária”, disse Lúdio.
Além disso, o deputado pontuou que o bolsonarista tocou em segmentos da sociedade que também podem acionar a Comissão de Ética pedindo que seja aberta uma investigação contra ele.
“Temos conhecimento que instituições da sociedade civil estão se mobilizando em torno dessa pauta e é provável que haja protocolo de algum tipo de representação junto à Comissão de Ética para analisar esse comportamento e responsabilize o deputado. É quebra de decoro esse tipo de comportamento que propaga ódio”, avaliou Cabral.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
OLIVIO NETO 14/06/2023
EXCELENTE REQUERIMENTO NOBRE EDIL !!!! ESSE TRASTE ESCROTTANI NOJENTO NÃO MERECE ESSE TÍTULO....
Carlos Nunes 31/05/2023
Pois é, tio Cattani, ao comparar a Mulher com a Vaca, errou foi de país. Se tivesse dito isso lá na Índia, seria normal. Lá a Vaca É SAGRADA, representa o Altruísmo e a Não-Violência. Aqui no Brasil é diferente...aqui, qualquer coisa que se diga, fazem um escarcéu tremendo. Aqui uns ficam xeretando, metendo o bedelho na vida dos outros...pra ver o que pensam, o que dizem, o que escrevem. Se desagradar, discordar, fazer oposição...TÁ FERRADO. Ontem tio Lula disse uma barbaridade...que não existe Ditadura na Venezuela. Só narrativas. Absurdo isso. Do tio Chávez ao tio Maduro já fugiram da Venezuela mais de SEIS MILHÕES de pessoas. O regime é tão bom, mas tão bom, que o cara até foge dele. A própria ONU tem um Relatório sobre as atrocidades de Chávez e Maduro. E os Estados Unidos tá oferecendo 15 MILHÕES DE DÓLARES pela prisão do tio Maduro. É procurado pela Interpol. A nossa PF, que é associada à Interpol, tinha o dever de prendê-lo, e despachado pros Estados Unidos. A Interpol é a polícia que atua no mundo inteiro. Por que prende os procurados em todos os lugares e não prenderam no Brasil? Por que a PF não agiu? Perguntaram ontem, alguns programas.
2 comentários