A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez uma análise da gestão do seu correligionário e ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), destacando as dificuldades que marcaram seu mandato e o impacto direto que isso teve na saúde pública da capital. Para Janaina, o cenário atual já era previsível desde a reeleição de Pinheiro, quando a administração já enfrentava sérios problemas de gestão, com operações policiais, afastamentos e trocas de servidores e secretários.
"O Emanuel já vinha enfrentando dificuldades há muito tempo, não só nesta reta final. Na reeleição, ele já vinha enfrentando muita dificuldade na gestão, troca de secretariado e denúncias. Era algo que já era previsto.", afirmou a deputada, explicando que o desgaste e a piora do cenário enfrentado por Pinheiro era uma questão que se agravaria com o tempo.
E mesmo sem afirmar um impacto direto, Janaina apontou decisões de Pinheiro que podem ter colaborado para a atual situação, especialmente na saúde pública, um dos setores mais afetados pela crise administrativa. Ela lembrou que o ex-prefeito teve a oportunidade de participar de programas estaduais, mas optou por não aderir a algumas dessas iniciativas. "Eu vi isso: programas ofertados a todos os municípios, e ele não quis participar. Na educação, no Vigia Mais", comentou.
Apesar de admitir não haver surpresa, ela retifica que o atual cenário "atrapalha e muito o andamento da saúde como um todo", desabafou.
A deputada acredita que apesar de tudo, existe um entendimento de que todos os poderes devem colaborar para superar as dificuldades do município e que, neste momento, é essencial uma atuação mais coordenada.A deputada ainda reforça que é vital entender o verdadeiro tamanho do rombo financeiro que Cuiabá enfrenta na saúde.
Janaina ainda defende a realização de uma auditoria pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o real impacto dessas dificuldades seja mensurado. "Já tem um acompanhamento do MP na saúde, que está acompanhando desde o TAC e tem acesso a todos os números. Só depois disso saberemos o tamanho desse déficit e das dívidas de Cuiabá.", disse Riva, referindo-se ao atual prefeito, que já demonstrou interesse em investigar as contas da gestão anterior.
A saúde pública é inclusive alvo de críticas rotineiras por parte de Abilio Brunini (PL).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.