A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que a escolha dos presidentes das 23 comissões vai acontecer nesta quinta-feira (9) no Colégio de Líderes. Segundo ela, todos os vereadores terão de atuar em pelo menos dois grupos de trabalho. A escolha ocorre por meio de votação. Os vereadores indicam suas comissões de interesse e os líderes partidários votam. Paula só poderá votar em situação de desempate.
LEIA MAIS: Paula Calil tem 1ª vitória com aprovação de novas comissões e sessões híbridas
"A votação vai ocorrer no Colégio de Líderes em reunião na quinta-feira. O verador se coloca à disposição para concorrer, é um processo democrático", explicou a presidente nesta terça-feira (7).
Paula tem realizado uma reforma administrativa na Câmara, promovendo exonerações e reordenando os cargos. A mudança de comissões também está inclusa neste pacote. Na primera sessão do mandato, a presidente colocou para discussão o desmembramento de comissões, passando de 16 para 23 grupos. Conforme a presidente, a intenção é dar mais celeridade aos procedimentos em tramitação.
"Aprovamos 23 comissões que não acrescentarão custo nenhum. Nós realizamos o desmembramento para, justamente, dar mais celeridade aos projetos da Casa, para trabalharmos com mais foco. Era necessário que fizéssemos essa alteração no início do mandado, nomeando os vereadores que irão presidir para trabalharmos de forma mais ágil", falou Paula Calil.
Das 23 comissões, apenas a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) foi escolhida. A primeira-dama e vereadora, Samantha Iris (PL) foi eleita ao cargo. Ela concorreu com Marcrean Santos (MDB) que ficou na vice-presidência.
A Comissão de Orçamento é que tem gerado mais interesse por ser uma "vitrine" aos vereadores diante da reforma econômica empenhada pelo prefeito Abilio Brunini (PL). Na última legislatura, o vereador reeleito Demilson Nogueira (PP) estava na presidência. Paula Calil nega que tenha sido procurado por Demilson ou qualquer outro colega para discutir apoio.
"Ninguém me procurou para pedir voto pois eu só voto em caso de desempate. Não estou por dentro de quem está pleitando. Se eu falar alguma coisa, não vou estar sendo verdadeira", concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.