A advogada Flávia Moretti (PL) surpreendeu nas eleições municipais em Várzea Grande promovendo uma verdadeira reviravolta ao vencer as eleições 2024. A sucessora do atual prefeito Kalil Baracat (MDB) contrariou as indicações dos institutos de pesquisas e recebeu 68,7 mil votos válidos, o equivalente a 50,54% das urnas.
O resultado se assemelha ao desempenho do seu correliginário, o deputado federal Abilio Brunini (PL), que desbancou ainda no primeiro turno o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), candidato considerado favorito que contou com o apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil).
LEIA MAIS: Presidente do PL admite que vencer em Várzea Grande foi uma surpresa
Flávia Moretti recebeu 68,7 mil votos válidos, o equivalente a 50,54% das urnas
Kalil também tinha o apoio de Mendes e do primeiro escalão do UB, como o senador Jayme Campos e o deputado estadual Júlio Campos. Porém, os cabos eleitorais não foram capazes de superar a força da extrema direita. Moretti apostou nas ruas, investindo diariamente em arrastões desde as regiões centrais até os bairros periféricos.
A advogada promoveu carreatas, recebeu o apoio do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e de figuras nacionais ligadas ao partido, como o presidente do PL no país, Valdemar Costa Neto, que não compareceu, mas enviou vídeos endossando a sua confiança em Flávia.
LEIA MAIS: Bruno Rios diz que para não "dividir" votos propôs chapa com Flávia Moretti; veja vídeo
Nos bastidores, até ser chancelada candidata, Flávia Moretti enfrentou resistência de algumas alas, como a de membros da direita que estavam inclinados a apoiar o vereador reeleito Bruno Rios (PL) a prefeito. Ao podcast HNT TV, Bruno revelou que foi convidado pelo presidente do PRD em Mato Grosso, Mauro Carvalho, a lançar-se à Prefeitura de VG.
O vereador ficou balançado com a possibilidade e pesquisas internas foram contratadas. O nome de Bruno Rios, segundo o vereador, chegou a ficar à frente de Flávia em algumas simuladas. Ciente do risco, Moretti se antecipou e o convidou para se filiar ao PL, evitando "dividir" os votos da direita.
O empresário Tião da Zaeli (PL) foi uma peça fundamental desta conjectura. Zaeli a levou até Brasília e a apresentou a Costa Neto que aprovou sua candidatura. Flávia ainda conheceu Bolsonaro que também deu sua liberação para a advogada pleitear o Executivo.
Flávia Moretti agora se empenha na transição, montando sua equipe de governo e se atualizando sobre os números das pastas do Município.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.