O resultado das eleições 2024 em Cuiabá contrariam a maioria das previsões dos institutos de pesquisas. Os números estavam a favor do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), porém, o deputado estadual foi derrotado no primeiro turno junto ao empresário e estreante na política, Domingos Kennedy (MDB). O deputado federal Abilio Brunini (PL) avançou para o segunto turno com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Os dois candidatos contracenaram uma disputa acirrada e Abilio acabou vencendo o pleito.
LEIA MAIS: Com mais da metade das urnas apuradas, Abilio tem 39% dos votos e Lúdio continua em 2º
Botelho amargou a derrota após protagonizar uma batalha interna no União Brasil para ser o nome do partido à Prefeitura de Cuiabá. Seu projeto político movimentou a sigla que quase foi esvaziada até que o governador Mauro Mendes (União Brasil), presidente da agremiação em Mato Grosso, optasse por Botelho.
Botelho amargou a derrota após protagonizar uma batalha interna no União Brasil para ser o nome do partido à Prefeitura de Cuiabá
O secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil), ainda estava à frente do mandato de deputado federal em Brasília quando sinalizou a intenção de se candidatar ao Alencastro. Mendes declarou seu apoio imediato a Garcia e o convocou para assumir a Casa Civil, o deixando mais próximo dos eleitores cuiabanos. Mauro Carvalho deixou a secretaria para ser empossado como presidente do PRD no estado.
A articulação que parecia favorável a Mendes, acabou sofrendo uma reviravolta. Os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Júlio Campos, além do senador Jayme Campos, ameaçaram deixar o União Brasil para se filiarem ao PRD, pressionando o governador. Após meses de discussões acaloradas, Mauro cedeu e chancelou Botelho como candidato. O presidente da AL recebeu aporte milionário do fundo partidário, se licenciou do cargo no Parlamento para se dedicar exclusivamente à campanha, mas acabou fracassando nas urnas.
LEIA MAIS: Instituto que acertou resultado do primeiro turno mostra vantagem tímida de Lúdio
LÚDIO FOI A SUPRESA DAS ELEIÇÕES
O Instituto Atlas Intel foi o único a acertar o resultado do primeiro turno, deixando Abilio e Lúdio lado a lado na segunda fase das eleições. Lúdio foi considerado por analistas políticos como a grande surpresa das municipais. O petista aparecia sempre em terceira colocação, porém, o investimento no corpo a corpo rendeu forças ao candidato e a resposta veio nas urnas.
Lula (PT) não veio a Cuiabá, mas enviou o seu alto escalão para apoiar Lúdio
O presidente Lula (PT) não veio a Cuiabá, mas enviou o seu alto escalão, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Na contrapartida, Abilio contou com a família Bolsonaro em peso em sua campanha. O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), sua esposa Michelle Bolsonaro (PL) e o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), viajaram à Capital para apoiar Abilio.
LEIA MAIS: Abilio consegue manter vantagem do primeiro turno e é eleito prefeito de Cuiabá
VITÓRIA DE ABILIO
Mas mesmo com todo o esforço do PT, Abilio acabou confirmando a preferência do eleitor mato-grossense pela extrema-direita e foi eleito com 53,80% dos votos. Lúdio Cabral ficou em segundo lugar com 46,20% dos votos. A diferença entre os candidatos foi de 24.197 votos, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.