Sem anunciar oficialmente a sua candidatura à reeleição antes do início do período de convenções partidárias, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), se vê cercado por pelo menos quatro nomes sugeridos por partidos aliados para serem candidatos a vice-prefeito.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Enquanto não anuncia seu vice, Mendes é cercado por partidos que querem acompanhá-lo na disputa
O socialista analisa as possibilidades ao mesmo tempo em que os partidos cobram celeridade na decisão, para que cada legenda possa consolidar suas próprias alianças a partir da próxima quarta-feira, dia 20.
Considerado o principal partido aliado, o PSDB apresentou o nome do vereador Adevair Cabral para a provável chapa. Segundo Carlos Avalone, que preside o diretório tucano na Capital, de todos nomes apresentados, o vereador é quem tem maior apoio dos dirigentes da sigla, inclusive do governador Pedro Taques.
Avalone afirma que a indicação do vice de Mendes na chapa é a principal condição para o partido coligar com o PSB. Caso contrário, deve vencer dentro da legenda a corrente que defende o lançamento de candidatura própria.
“Entendemos que, por sermos o maior partido desse arco de aliança, por termos a maior bancada de vereadores em Cuiabá e por termos o governador do Estado, que vem contribuindo com Cuiabá, somos a sigla que deve indicar o vice-prefeito", analisou. Nas eleições proporcionais, o PSDB conta com 34 candidatos a vereador, que deverão compor chapa pura.
Se concretizada, a aliança do PSDB com o PSB deve seguir o histórico de eleições passadas, em que Taques e Mendes estiveram juntos nos palanques.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Eraí também quer ser vice de Mendes, e conta com o apoio do ministro Blairo Maggi
Quem também estaria conversando com o prefeito é o mega empresário Eraí Maggi, do PP. Ao HiperNotícias, Eraí confirmou as tratativas, mas desconversou quando questionado sobre os detalhes da articulação.
“Estamos conversando sobre isso sim. Sou simpatizante do trabalho desenvolvido pelo prefeito na cidade”, disse. Publicamente, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), já deu apoio ao primo, caso ingresse na vida política. Blairo e Mendes são aliados históricos.
Vice-governador e presidente do PSD, Carlos Fávaro também reivindica espaço para a sigla nas tratativas. O partido tem os nomes dos vereadores Toninho de Souza e Domingos Sávio como opções para Mendes.
O Solidariedade (SD), por sua vez, colocou o nome do presidente da Câmara Municipal, Haroldo Kuzai. Nos bastidores, no entanto, as informações são de que o parlamentar pretende encerrar a atividade política, para tratar de assuntos particulares.
O entendimento dentro do PSB é de que a escolha do vice será feita em consenso entre as legendas aliadas. Enquanto o anúncio não é feito, os adversários se organizam. O PMDB aguarda o resultado de uma pesquisa qualitativa para decidir entre o deputado federal Valtenir Pereira e o deputado estadual Emanuel Pinheiro. O primeiro já havia sido lançado como pré-candidato e o segundo afirma estar mais interessado na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia.
Mendes ainda deve enfrentar pré-candidaturas já confirmadas em Cuiabá, como a do ex-juiz federal Julier Sebastião, pelo PDT, a da ex-senadora Serys Slhessarenko, PRB. Na disputa pela Prefeitura da Capital estará também o Procurador Mauro, do Psol.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
saci perere 19/07/2016
tem que ser carlos rafael para vice prefeito, esse sabe atuar no lado consumidor
JOSE 18/07/2016
a questão prefeito é que querem empurrar o Deputado Emanuel para essa eleição, e não é porque Emanuel ganharia ou não. Ou seja até pressão no próprio Emanuel eles fazem. Idêntico ao seu caso. E porque existe um interesse grande de tira-lo da Assembleia Legislativa. E a jogada do Antero Paes de Barros ou do PSDB de se livrar da oposição na AL. E o Paiaguás quer se meter em tudo. Não deixe ser pressionado, prefeito, acho que se o Governador respeitasse o Senhor, não deixaria o PSDB fazer essa atitude ridicula de desrespeito
2 comentários