A vereadora por Cuiabá Edna Sampaio (PT) disse que a decisão do juiz Agamenon Alcântara Moreno Junior que anulou sua cassação é significativa por ocorrer no mesmo dia em que Supremo Tribunal Federal (STF) vota a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 973 que discute o racismo estrutural no país. Agamenon acolheu mandado de segurança que apontou o descumprimento dos prazos no processo patrocinado pela Câmara.
LEIA MAIS: Robinson Cireia diz que anulação da cassação de Edna Sampaio "era esperada"
"O juiz finalmente decidiu o nosso mandado de segurança, sentenciou ele e nós retornaremos à Câmara de Cuiabá. Estou muito feliz, muito grata por tudo o que eu tive de acolhimento, de carinho, por tudo que tive de apoio nesse período. É muito significativo pois o STF estava votando a ADPF 973 sobre o racismo estrutural e institucional, numa semana que realizaríamos a III Semana da Consciência Negra, que não fizemos pelas condições que já relatei, nosso mandato é retomado e é anulado o processo de cassação", falou Edna Sampaio nesta quarta-feira (22).
Conforme noticiado pelo HNT, a III Semana da Consciência Negra foi cancelada pelo vereador Robinson Cireia (PT), suplente da petista. A parlamentar chegou a criticar o colega de partido e falou que Cireia "naturalizou o golpe sofrido" pelos pares do plenário ao suspender o evento.
LEIA MAIS: Edna Sampaio vive “cancelamento” no diretório municipal do PT de Cuiabá
"A minha presença na política é a presença do corpo negro, de uma mulher negra que conseguiu furar todos os bloqueios para se colocar nesse lugar que estou agora e não é à toa. É porque a gente precisa ser pedagógico tanto com as pessoas negras, quanto com as pessoas brancas para ver o quanto somos ainda uma sociedade racista", emendou a vereadora.
VEJA VÍDEO
LEIA MAIS: Chico 2000 informa que decisão em favor de Edna será cumprida e ouvirá Procuradoria
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.