O presidente Lula (PT) nomeou nesta quarta-feira (4) o senador Carlos Fávaro (PSD) no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O retorno ao cargo está formalizado no Diário Oficial da União. Fávaro fechou acordo com Lula para deixar a Pasta a tempo de apresentar emendas parlamentares no Legislativo.
LEIA MAIS: Lula exonera Carlos Fávaro do Ministério da Agricultura e Pecuária
Lula também abriu exceções aos ministros do Turismo, Celso Sabino, e do Esportes, André Fufuca, que foram exonerados por um curto período.
Carlos Fávaro volta com a agenda movimentada, pronto para embarcar à Angola. O mato-grossense terá reuniões com ministros do país, além de promover o Fórum Agro Angola-Brasil. O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá.
A exoneração de Fávaro movimentou os bastidores em Brasília, alimentando especulações se a saída seria definitiva ou estratégica para ações no Senado, à exemplo de outros momentos da sua gestão no Mapa, como em 2023 quando ele foi exonerado para despachar emendas retornou em seguida.
Em outra ocasião, Fávaro também retornou ao Senado para votação do Marco Temporal. Na época, ele se tornou alvo de críticas de parlamentares da base de apoio do presidente por seu voto a favor da derrubada dos vetos do presidente ao Marco Temporal para demarcação das terras indígenas.
LEIA MAIS: Exonerado para apresentar emendas, Fávaro retorna ao Mapa nesta quarta-feira
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.