O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) prestará depoimento nesta terça-feira (5) sobre as acusações de apropriação de dinheiro público, crimes de lavagem de dinheiro, peculato e destruição de documento público. Os supostos crimes teriam ocorrido enquanto Silval ainda era deputado na Assembleia Legislativa.
Barbosa deverá ser escoltado do Centro de Custódia da Capital (5), onde está preso desde o dia 17 de setembro do ano passado, até o Fórum da capital, onde será ouvido pela juíza Selma Rosane de Arruda, da Sétima Vara Criminal, a partir das 13h30.
Proposta em 2007, a ação estava tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma vez que Silval e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Humberto Bosaipo figuravam entre os denunciados e possuíam foro privilegiado. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a denunciar ainda o ex-deputado José Geraldo Riva.
Inicialmente as investigações do MPE se restringiam a servidores da Casa de Leis, suspeitos de fraudar licitações com a emissão de notas falsas para justificar despesas inexistentes e viabilizar o recebimento de cheques da Assembleia Legislativa.
O processo retornou à Justiça estadual em 2015, quando Silval deixou de ser governador e perdeu o foro privilegiado.
Conforme a denúncia, os crimes de peculato e lavagem de dinheiro praticados no esquema teriam ocorrido entre 1999 e 2003. A acusação contra Bosaipo foi rejeitada, uma vez que os crimes teriam prescritos. No caso de Silval somente as acusações de organização criminosa e desrespeito à determinação judicial de suspensão de suas funções foram arquivadas.
O ex-governador está preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) desde setembro de 2015 por conta da Operação Sodoma, que desnudou esquemas de corrupção com incentivos fiscais no estado e cobrança de propina a empresários, como condição para manter contratos com o Executivo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
El Cid 04/07/2016
Não sei bem,mas acho que se somarem todos os crimes cometidos por esse ex-governador e sua turma, sua condenação passará de um século de pena a cumprir.
1 comentários