A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso recebeu 7.484 manifestações no ano de 2024 pelos diversos canais de atendimento disponíveis à população. Esse montante representa um crescimento de 32% em relação ao ano anterior, que teve 5.671 registros. Por ser um ano de eleições municipais, houve um aumento expressivo no número de reclamações eleitorais, que passaram de 25 em 2023 para 843 no ano passado.
O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com 1.427 manifestações, o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram de cunho eleitoral, defesa do meio ambiente, crimes, infância e juventude, dentre outros.
O principal canal de atendimento utilizado foi o formulário eletrônico de manifestação disponível no site, com 4.628 registros (62%). Em seguida estão os atendimentos por e-mail, 1.661 (22%), e por telefone, 557 (7%).
A maior parte das manifestações, aproximadamente 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.
“A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal direto de comunicação com a sociedade, responsável por receber, analisar e encaminhar reclamações, denúncias, críticas, sugestões, elogios, pedidos de informação e comentários. As manifestações são direcionadas às Promotorias de Justiça e, quando necessário, a outras instituições competentes. A nossa missão é atender às demandas da população e promover a transparência das ações realizadas, contribuindo para um trabalho mais eficiente e próximo da comunidade”, explica a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.
ATENDIMENTO ITINERANTE
No ano de 2024 a Ouvidoria manteve a expansão das atividades por meio dos projetos Ouvidoria Itinerante e Interiorização da Ouvidoria Itinerante, visitando comunidades na capital e o interior do estado. Em Cuiabá, foram visitados os bairros Jardim Ubirajara e Jardim Liberdade. Em Várzea Grande, Capão do Pequi, Colinas Verdejantes e São Simão. Também receberam atendimento os municípios de Figueirópolis D’Oeste, Curvelândia, Itanhangá e Ipiranga do Norte.
Além disso, a equipe da Ouvidoria das Mulheres realizou atendimentos no “estúdio bolha” instalado no Pantanal Shopping, em Cuiabá, durante a campanha #JuntosPorElas, realizada no decorrer do mês de março. A Ouvidoria do MPMT também esteve presente no projeto Viva o Seu Bairro (VSB), do Grupo Gazeta de Comunicação, no bairro CPA I em julho; no 3º Mutirão Pop Rua Jud, realizado no ginásio Dom Aquino em outubro, bairro Porto; no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e na Associação Obra Social Seara de Luz, em dezembro.
CONTATO
A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui).
O atendimento presencial ocorre de forma itinerante, in loco, nos bairros e municípios ou na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT), das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira.
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