O promotor de Justiça de Mato Grosso, Mauro Zaque de Jesus, disse ao HNT TV que as mulheres são as vítimas preferenciais de criminosos. O perfil frágil e a reação desconcertada no momento da abordagem são duas características que as trasformaram no público-alvo. Segundo o promotor, o homem tende a reagir com mais frieza em um assalto, diferente da mulher que pensa de modo acelerado, agindo com agitação e ficando mais exposta.
"As mulheres são as vítimas que os ladrões têm predileção pois a mulher pensa 10 coisas na cabeça ao mesmo tempo. O homem não. O homem processa uma coisa por vez. A mulher pensa 10 coisas, isso faz com que ela tenha menos atenção e é isso que o elemento adverso visa buscar", explicou o promotor.
Além de profissional do Direito, Mauro Zaque se descobriu escritor. Em 2025, ele lança seu novo livro: "Como não se tornar uma vítima: um guia de segurança pessoal e corporativa". "Esse projeto visa trazer dicas e procedimentos de segurança para todas as pessoas", destacou o promotor.
O título nasceu do gargalo observado por Mauro no mundo corporativo quando a segurança das empresas, isso não só na questão patrimonial, mas, principalmente, para prevenir o roubo informações. Zaque ressaltou que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) obriga os empresários a proteger o que for relacionado e a penalidade pode atingir cifras milionárias, chegando a 2% do faturamento da empresa.
O promotor pontuou que os profissionais pensam estar "seguros" em seus escritórios, deixando a proteção dos ambientes em segundo plano. Porém, o comportamento é equivocado, pois além de hackers podem ser vítimas de colegas de trabalho mal intencionados.
"O ambiente que a pessoa vive, que a pessoa pensa estar seguro, mas que em via de regra não está seguro. O seu erscritório, consultório médico, empresa, delegacia, vara criminal, vara cível... a parte de segurança trabalha protegendo os aspectos que envolvem esses ambientes, protegendo áreas de instalações, comunicações, equipamentos, pessoas, esses aspetos você vai começar pelo ambiente seguro", especificou.
Mauro desmitificou que a garantia de segurança esteja atrelada ao alto custo, com estruturas para transformar as empresas em "fortes", utilizando câmeras com reconhecimento facial, leitura biométrica e outras estruturas tecnológicas. O especialista exemplificou aplicativos gratuitos que compilam senhas e fazem a criptografia de informações gratuitamente.
"Segurança é prevenção, ação, procedimentos de segurança, procedimentos preventivos. Adotando esses procedimentos você vai ter um ambiente muito seguro com investimento mínimo. Segurança é procedimento", observou.
"VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.