O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reflete sobre mudar de partido e colocou como condição para não se desfiliar do MDB a intensificação do diálogo da sigla com a direita. O MDB nasceu na esquerda e se comporta como partido de centro. Preocupado com as eleições em Mato Grosso, reduto da extrema-direita, o deputado sugeriu que o MDB no estado acompanhe o exemplo do diretório em São Paulo que construiu aliança com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"O meu intuito é ficar no MDB, mas temos algumas condicionantes e uma delas é do partido ter mais orientação à direita. É meu perfil, sou cristão, defendo pautas da família, conservadorismo", disse o deputado nesta quarta-feira (11).
Thiago Silva afirma não estar sozinho. Segundo ele, os correligionários Janaina Riva e o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Dr. João, seguem na mesma direção e avaliam convites para outros partidos. Janaina admitiu esse fato recentemente, em entrevista à CBN Cuiabá. A deputada lembrou que deu início a sua carreira política na esquerda, mas conforme foi amadurecendo e entendendo o "jogo político" mudou seu posicionamento.
"Na verdade, existe uma ala do partido da qual faço parte com a Janaina e o Dr. João que defende que o partido tenha um alinhamento mais à direita, como em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em São Paulo, houve uma coligação com Tarcísio, o governador de São Paulo, a gente defende isso e acreditamos que no ano que vem mantenha-se essa mesma unidade, o que buscou-se no Sul e em São Paulo possa ser implementado aqui. Essa é a nossa defesa, isso é o que a gente está buscando", explicou.
O MDB tem lideranças de mãos dadas com o presidente Lula (PT), o que dificultaria esse reposicionamento. Thiago Silva entende isso. Uma dos emedebistas que resistiria a esse alinhamento com a direita é o deputado federal Emanuelzinho (MDB), um dos vice-líderes de Lula na Câmara. No entanto, segundo Thiago, o partido precisa entender que é uma questão de "governabilidade". Ou a sigla abre o diálogo com a direita em MT ou corre o risco de continuar sendo derrotada nas próximas eleições.
"O MDB é um partido de centro que sempre trabalhou a governabilidade. Você tem o exemplo de São Paulo que agora caminha com o Republicanos, até mesmo o PL. Nesse atual momento, o partido precisa renovar suas forças, seus quadros e está em debate esse posicionamento e a gente defende que o partido venha mais à direita, por isso, temos feito esse debate e vamos aprofundar isso nos próximos meses", concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.