O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avalia que a ampliação do número de sessões ordinárias na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) beneficiará a oposição. Segundo ele, é no plenário que a oposição tem a oportunidade de colocar em pauta temas polêmicos, ganhando protagonismo.
Durante a pandemia, a frequência das sessões foi reduzida. No entanto, o deputado acredita que este é o momento de retomar a quantidade de audiências para garantir o debate aprofundado de temas complexos, como a suspensão das obras do BRT (ônibus de trânsito rápido).
"Antes da pandemia, realizávamos sessão na terça-feira à tarde e à noite; na quarta-feira de manhã e à noite; e na quinta-feira de manhã. Depois da pandemia, as sessões foram concentradas na quarta-feira", explicou Lúdio Cabral à TV Vila Real nesta segunda-feira (12).
De acordo com Lúdio, a redução do número de sessões permitiu que os deputados desenvolvessem um maior volume de trabalho nas comissões. O próprio petista esteve à frente da Comissão de Saúde, grupo estratégico e de grande relevância política durante a intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Em 2025, Paulo Araújo (PP) assumiu o cargo.
"Houve um aumento do trabalho das comissões a partir da concentração das sessões. Mas acho que seria interessante – e para a oposição, ainda mais importante – termos mais sessões na semana, para que possamos debater em plenário pautas como o BRT", afirmou Lúdio.
O debate sobre o retorno do número de sessões movimenta os bastidores. O deputado desconversou ao ser questionado se a base do governador Mauro Mendes (União Brasil), maioria no plenário, trabalha contra a medida por beneficiar a oposição.
"Acredito que não. Tenho que trabalhar com a ideia de que não. Mas mais sessões são importantes para aprofundar o debate", concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.