A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), indeferiu nesta quinta-feira (16) a emenda 03 ao projeto de lei 08/2025, apresentada pelo vereador da oposição, Jeferson Siqueira (PSD), para aumentar o auxílio emergencial às famílias afetadas pelas enchentes de R$ 1 mil para 3 mil. Jeferson entregou à mesa diretora o documento que foi protocolado às 16h41 no sistema do Legislativo. A sessão extraordinária para votar a matéria estava marcada para começar às 17h.
Por não ter passado pelas comissões, a proposta de Jeferson seria apreciada como "emenda do plenário". Paula Calil explicou na tribuna que o artigo 167 do regulamento da Casa não considera emendas desse tipo com apenas uma assinatura. Jeferson precisaria do apoio de pelo menos nove vereadores para o texto ser colocado em discussão.
"Indeferido o pedido do vereador Jeferson porque precisávamos de um terço dos votos de assinaturas e temos somente uma. Portanto, indefiro a emenda", disse a presidente.
O líder do governo, Dilemário Alencar (União Brasil), provocou o vereador da oposição pedindo para que Paula Calil repetisse o motivo. Em seguida, alfinetou Jeferson, destacando que a emenda era "natimorta", ou seja, foi protocolada mesmo sabendo que não teria chances de entrar para votação.
"Essa emenda não está com as assinaturas necessárias? Tinha que ter nove?", perguntou Dilemário. "Então é natimorta", afirmou em seguida.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.