O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que Mato Grosso pode dobrar o potencial da produção agrícola a partir do investimento em irrigação em 10 anos. Segundo Mauro, o estado que mais produz grãos no país tem apenas 200 mil dos 12 milhões de hectares irrigados. Mendes explicou que ampliar o uso da técnica favorece o trabalho no campo, uma vez que funciona como um "seguro" contra as condições climáticas hostis.
LEIA MAIS: Apesar da estiagem, Mauro diz que agro mantém expectativa positiva para safra da soja
"Vamos crescer com a irrigação. A irrigação é um seguro que se faz contra as mudanças climáticas, principalmente, no regime de chuva. O Brasil tem muito pouco do território irrigado, Mato Grosso tem 12 milhões de hectares produtivos e menos de 200 mil hectares irrigados. Se crescermos nessas áreas, vamos dobrar a produção em pouco mais de uma década", avaliou o governador em coletiva no G20 promovido no Manso, em Chapada dos Guimarães (a 95 km de Cuiabá).
Mendes reiterou que MT possuí 60% das áreas preservadas e que o agronegócio continuará se desenvolvendo no estado a partir do uso de biotecnologia que permite o aperfeiçamento genético das sementes, por meio da tecnologia presente nos equipamentos que viabilizam a produção em escala e com a conversão de áreas de pastagem.
"Mato grosso tem 60% de área preservada como tínhamos há mais e 500 anos atrás. Podemos e vamos continuar crescendo e isso vai acontecer pela bioteconologia que vai melhorando cada vez mais e trazendo novas variedades, pela tecnologia agregada aos equipamentos e também vamos converter áreas já antropizadas como de pastagens degradada", disse o governador.
Mauro destacou que a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) tem destinado incentivos aos produtores para que possam aderir a irrigação. Mendes citou Colniza (a 1054 km de Cuiabá) como um dos exemplos. Conforme Mendes, o município tem recebido mudas e o repasse de técnicas para que o pequeno produtor explore o potencial do café.
"O incentivo tem. O estado tem políticas para a agricultura familiar. Um exemplo é a região de Colniza que é um forte arco de desmatamento. Estamos levando infraestrutura e apoiando com mudas e técnicas na cadeia do café. Com pouco mais de dois hectares, uma família consegue uma boa renda", explicou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.