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Política Terça-feira, 18 de Março de 2025, 16:52 - A | A

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Terça-feira, 18 de Março de 2025, 16h:52 - A | A

RODOANEL

Mauro Mendes vistoria obra de ponte que liga Cuiabá à Várzea Grande

Governo de MT também constrói pontes que conectam o Parque Atalaia ao Parque do Lago e sobre o Rio Cuiabá na Rodovia dos Imigrantes

DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União Brasil) vistoriou, na manhã desta terça-feira (18), as obras da ponte do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com Mauro, a ponte está "praticamente pronta" e, junto com as demais obras no Rodoanel, vai melhorar muito o trânsito na baixada cuiabana.

"Se Deus quiser e a empreiteira andar bem, a obra vai ficar pronta no final do ano e vai melhorar muito essa logística entre Cuiabá e Várzea Grande, de quem chega ali pela BR-163, podendo acessar já por todos os bairros, pela MT-010, acessar Chapada dos Guimarães (a 65 km da Capital), por essa nova logística que está sendo construída aqui", declarou.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), que também acompanhou a vistoria, destacou que o governo tem feito grandes investimentos no município. Também acompanharam a visita o deputado estadual Fabio Tardin (PSB), o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil), e a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza. 

Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro Mendes e Flávia Moretti

 

"O governador Mauro é o que mais tem construído pontes em Várzea Grande. Além dessa, tem a ponte do Atalaia e a da rodovia dos Imigrantes", destacou.

O governo constrói três grandes pontes no município: além da ponte do Rodoanel, está concluída a estrutura da ponte que liga o Parque Atalaia, em Cuiabá, ao Parque do Lago, em Várzea Grande; e também será construída outra ponte sobre o rio Cuiabá na Rodovia dos Imigrantes, como parte das obras da BR-163.

Somente de 2019 até agora, o estado já investiu mais de R$ 1,6 bilhão em Várzea Grande. 

A OBRA

As obras do Rodoanel começaram em 2006 em uma parceria entre governo gederal e Prefeitura de Cuiabá. Até 2009 foram construídos nove quilômetros da rodovia, em pista simples, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antarctica. As obras foram paralisadas em 2011, com denúncias de irregularidades.

Após anos de vários anúncios, mas com obras que nunca saíram do papel, a atual gestão do Governo do Estado destravou a obra, colocando recursos financeiros para que ela pudesse ser retomada e concluída.

A primeira etapa do Contorno Norte do Rodoanel está em andamento, recebendo um investimento inicial de R$ 206 milhões. As obras são executadas em uma parceria entre governo do Estado e governo federal, sendo o Estado responsável por 40% do valor do contrato e a União por 60%. 

No entanto, Mato Grosso é responsável por arcar com desapropriações e reajustes, o que pode elevar o percentual do custo investido pelo Estado para até 60% do valor final da obra. 

No total, serão 20,5 km de uma rodovia duplicada, com pista de concreto, ligando a BR-163/364 em Várzea Grande até a MT-251, em Cuiabá. Uma série de outras obras fazem parte do projeto. 

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