O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) tentou amenizar a tensão gerada no Partido Liberal, ao negar seu apoio à pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá do deputado federal Abilio Brunini (PL), propondo a entrega do título de cidadão mato-grossense ao presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto. A entrega da honraria foi proposta por meio da resolução n° 9.438. O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), autorizou a concessão, publicada no Diário Oficial Eletrônico da AL nesta quinta-feira (27).
A resistência de Abilio, atual presidente do diretório municipal do PL em Cuiabá, à filiação do irmão do Elizeu ao partido, o vereador Cezinha Nascimento (União Brasil), evidenciou o desacordo entre os correligionários. Valdemar chegou a receber o deputado estadual em seu gabinete em Brasília algumas vezes e, em uma delas, aprovou a recepção de Cezinha. Mas Abilio usou sua força na capital do país para derrubar a ficha do vereador sob a justificativa de que assuntos das municipais devem ser tratados internamente pelos membros dos diretórios.
Valdemar é ex-deputado federal por São Paulo. Ele já foi preso duas vezes, sendo a primeira em 2013, durante as investigações do "Mensalão" e, a mais recente, em fevereiro deste ano, na 'Operação Tempus Veritatis', deflagrada pela Polícia Federal. O presidente do PL foi acusado de facilitar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e, no cumprimento do mandado de busca, agentes da PF localizaram uma arma e uma pepita de ouro de garimpo em sua posse. À epoca, Abilio ainda minimizou a situação, afirmando que se tratava apenas de um "pedacinho de ouro".
Na justificativa do projeto de lei que sugeriu o título, Elizeu não discrimina quais foram as colaborações de Costa Neto a Mato Grosso. Ele menciona apenas a trajetória política do presidente.
LEIA MAIS: "Pedacinho de ouro", minimiza Abilio sobre pepita de garimpo apreendida com Valdemar
Nascimento foi procurado pelo HNT, mas a reportagem não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.