O atendimento integral a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Cuiabá foi o tema de uma reunião entre o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado e a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris. O pedido de agenda partiu da parlamentar e serviu para discutir propostas para melhorar a qualidade de vida e o atendimento recebido pelo público infantojuvenil com TEA na Capital.
Titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Prado destacou a importância de buscar um consenso e de aprimorar o diálogo com o Município.
“Para nós, é muito mais importante o consenso, o diálogo, a conciliação, do que ter que judicializar. Antes de decidir qualquer coisa, você tem que olhar a criança. Ela é prioridade absoluta. A gente percebe que é preciso ter um olhar profissional, diferenciado e individualizado para crianças e adolescentes com TEA nas redes de ensino e na rede de saúde", enfatizou Paulo Prado.
O procurador de Justiça disse que as portas estão abertas para um diálogo franco na busca por caminhos consensuais que atendam esse público e suas famílias dentro da escola, no transporte escolar e na unidade de saúde, facilitando a vida dessas pessoas.
“Ser autista não é problema, ser autista não é doença. Mas o Município precisa enxergar que o autista existe, que ele tem direitos. Que os tratados internacionais, a Constituição Federal e as leis federais garantem um olhar diferenciado às crianças e aos adolescentes com TEA. Foi um diálogo aberto e forte sobre o que precisamos melhorar na educação, nos CADs, na inclusão nas creches, junto aos Conselhos Tutelares e na preparação para receber e acolher mães”, pontuou Paulo Roberto Jorge do Prado.
Mãe de um casal, sendo um deles com TEA, Samantha disse que conhece bem os desafios de oferecer atendimento integral a crianças e adolescentes.
“É uma sensibilidade por viver essa situação, e isso faz com que a gente tenha um olhar mais apurado para entender o que essas famílias passam. A nossa busca é justamente por soluções, tanto na saúde quanto na educação, com a abertura desse diálogo com o Ministério Público. Estar aqui debatendo soluções é um passo importante para a construção de melhores caminhos para nossas crianças e jovens", avaliou a primeira-dama.
De olho em iniciativas pioneiras em nível nacional, a primeira-dama se colocou à disposição para uma atuação mais assertiva que atenda às necessidades de crianças e adolescentes.
“Como vereadora de primeiro mandato, também estou em um momento de aprendizado. Preciso saber como posso ajudar como vereadora e primeira-dama. Se os projetos nas áreas sociais, de saúde, educação e legislativa que tenho em mente podem ser inseridos no contexto de Cuiabá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Fiquei feliz em saber que podemos contar com o apoio do Ministério Público”, concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.