O secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto, afirmou que, até março, 130 escolas militares estarão instaladas em Mato Grosso. As primeiras 30 escolas caminham para o processo final de transição e devem estar em funcionamento no final de fevereiro. Porto detalhou que 100 unidades de ensino serão cívico-militar e 30 militares. A diferença entre os modelos é que nas escolas cívico-militar a gestão pode ser compartilhada entre os educadores e os profissionais das forças de segurança.
"São três ecolas militares na modalidade Tiradentes e Dom Pedro, e 100 escolas cívico-militares. Qual é o cronograma para essas mudanças: 30 agora no final do mês de fevereiro e até o final de março mais 70 escolas transformadas em cívico-militares", explicou o secretário à imprensa nesta sexta-feira (7) durante a inauguração da Escola Estadual Leovegildo de Melo, no bairro CPA IV, na Capital.
Neste ano, a Seduc abriu processo seltivo para contratação temporária. Foram liberados para se inscrever, militares da reserva remunerada das Forças Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar), ou das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).
Um dos critérios para definir a escolha de quais unidades seriam atendidas pelo programa foi a realização de consulta pública, em setembro de 2024. Foram considerados índices de vulnerabilidade socioeconômica e a violência do bairro onde está localizada a unidade escolar, além da evasão dos seus estudantes e o índice de aprendizado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.