O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, confirmou o deputado federal José Medeiros (PL) como pré-candidato ao Senado e deixou o caminho livre para o prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pleitear o governo, caso reconsidere o seu projeto político para as eleições de 2026. De acordo com Ananias, não há disputas internas no partido, uma vez que apenas o senador Wellington Fagundes (PL) sinalizou interesse de concorrer o Paiaguás. No entanto, a menção espontânea a Abilio indica a musculatura que ele ganhou ao vencer com 171.324 votos.
"Medeiros é o nosso pré-candidato ao Senado em 2026", disse Ananias neste domingo (27). "Não tem disputa. Até agora, só o Wellington colocou a candidatura dele. Mas o Abilio tem todo direito de vir também porque ele participou", completou o presidente da legenda.
Com Abilio começando a ser ventilado, o Partido Liberal aumenta para três as possibilidades de candidatos ao governo, considerando que o nome do megaempresário do agronegócio Odilio Balbinotti Filho voltou a circular nas últimas semanas. Questionado sobre a viabilidade da candidatura, Ananias desconversou, indicando não ser defensor de um nome em específico, mas do que render mais chances de vitória ao partido.
"A minha preferência é o PL. Eu sou PL", disparou.
Internamente, a única candidatura mais acertada é de Medeiros. Ele está na fila para concorrer ao Senado desde 2022 quando foi obrigado a recuar quando Wellington decidiu pleitear a manutenção do mandato. José Medeiros tinha o apoio do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), mas nem o "capitão" foi capaz de barrar a candidatura de Fagundes, que acabou reeleito.
Depois que Bolsonaro veio a Cuiabá para endossar o pedido de votos a Abilio e afirmou Medeiros ao Senado, os correligionários do PL passaram a confirmar o nome como o pré-candidato do grupo. Em seu discurso na festa de Abilio, enquanto agradecia o deputado federal, Ananias reiterou José Medeiros ao Legislativo em 2026.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.