O deputado estadual Beto Dois a Um (PSB) disse, em conversa com a imprensa, que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o cumprimento das licenças ambientais das usinas da Eletrobras em Mato Grosso deve ser instalada na primeira sessão legislativa de 2025. A propositura já conseguiu as assinaturas necessárias. Segundo o parlamentar, a Eletrobras, responsável pela Usina do Manso, em Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), não cumpre com as normas ambientais e já solicitou uma nova licença à Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT).
"Agora temos que aguardar o presidente instalar [a CPI]. Acho que deve ser instalada na primeira sessão legislativa de 2025. O presidente vai convocar os membros de cada um dos blocos para participar dessa ação. Tive uma quantidade grande de assinaturas. Vinte a vinte e uma assinaturas. [...] A Eletrobras pede, neste exato momento, a renovação da licença junto à Sema e a gente tem que acompanhar de perto para que não conceda a liberação para alguém que não esteja cumprindo todos os pré-requisitos", disse.
Conforme o deputado, o município de Chapada dos Guimarães tem mais de R$ 40 milhões para receber da empresa, mas, até hoje, o repasse não foi feito.
"O que motivou essa busca foi o caso de Chapada, que tem mais de R$ 40 milhões para receber da Eletrobras Furnas e, até hoje, não houve sinalização, sempre promessas. A falta também de compromisso com as questões ambientais preocupa muito. Lembrando também que a Eletrobras não tem só a Usina do Manso, mas outras no estado de Mato Grosso que a gente precisa acompanhar de perto", completou.
Caso aprovada, a CPI será instaurada em até 48 horas, com um prazo de 180 dias para análise e coleta de informações.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.