O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso, Arthur Nogueira, afirmou que o período de testes de câmeras nas fardas e viaturas dos agentes foi concluso e que o Estado aderirá ao programa ainda em 2025.
Em maio de 2024, o município de Sorriso (420 km de Cuiabá) foi escolhido como uma das cinco cidades do país a participar do teste. As outras quatro selecionadas foram São José (SC), Uberlândia (MG), Cascavel (PR), e Araguaína (TO). O período de avaliação durou cerca de 150 dias, ou seja aproximadamente cinco meses.
LEIA MAIS: Sorriso é escolhida para câmeras nas fardas por reunir variedade criminal, diz superintendente
À época, Nogueira explicou que Sorriso foi escolhida por reunir a maior quantidade de particularidades - variedade de crimes - observadas pela PRF diante das demais outras delegacias que a corporação possui no estado.
O grande objetivo dos testes era escolher o equipamento mais adequado e que seja capaz de suprir as necessidades e peculiaridades de todos os estados que irão implementar o projeto.
Com o resultado positivo, a PRF recebeu sinal verde para colocar o programa em ação. No entanto, a data ainda não foi definida. A previsão é que seja ainda em 2025. O primeiro estado a implementar o projeto será Sergipe, por ser pequeno, com apenas quatro delegacias e ter condições favoráveis para o lançamento do projeto.
“O período do projeto já foi concluso. O relatório será encaminhado agora ao Ministério da Justiça. O que se sabe é que já tem o equipamento definido e que Estado de Sergipe será o primeiro a receber as câmeras corporais. Quando vir para Mato Grosso já vem para todas as sete delegacias”, divulgou, em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (16).
Além disso, as câmeras nas viaturas serão conectadas a um sistema de antenas via satélite, permitindo que os veículos sejam monitorados pelas centrais de controle da PRF.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.