A Operação Sisamnes, da Polícia Federal, cumpriu mandados de busca e apreensão contra 12 suspeitos de integrar um esquema de venda de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A operação tem como objetivo desarticular um esquema de corrupção envolvendo servidores do Judiciário e advogados, incluindo Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, em frente ao seu escritório em Cuiabá.
Entre os alvos da operação estão os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho. Seu filho, Mauro Thadeu Prado de Moraes, e um ex-assessor, Rodrigo Vechiato da Silveira, também foram alvos.
Além deles, a operação mirou Valdoir Slapak e Haroldo Augusto Filho, sócios da empresa Fource Mineração Ltda., Victor Ramos de Castro, o servidor do TJMT Rafael Macedo Martins, os advogados Flaviano Taques e Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves, além de Andreson de Oliveira Gonçalves, que foi preso preventivamente.
Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu dispositivos eletrônicos e documentos que podem ser cruciais para o andamento das investigações.
A operação também resultou no afastamento de três servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ): Daimler Alberto de Campos, Márcio José Toledo Pinto e Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade, todos envolvidos no esquema de venda de sentenças.
Márcio José Toledo Pinto já estava afastado de suas funções no STJ devido a um processo administrativo. Daimler Alberto de Campos e Rodrigo Andrade exercem funções de chefia de gabinete no tribunal, com Campos chefiando o gabinete da ministra Isabel Gallotti e Andrade gerenciando o gabinete do ministro Og Fernandes.
Além disso, a operação determinou a proibição de contato entre os investigados e o acesso aos sistemas processuais do STJ, com exceção de Andreson de Oliveira Gonçalves e Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello, que não estão sujeitos a essa restrição.
Alvos da Operação em Mato Grosso:
1. João Ferreira Filho – Desembargador
2. Sebastião de Moraes Filho – Desembargador
3. Valdoir Slapak – Sócio da empresa Fource Mineração
4. Flaviano Kleber Taques Figueiredo – Advogado
5. Andreson de Oliveira Gonçalves – Lobista (preso preventivamente)
6. Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves – Advogada e esposa de Andreson
7. Haroldo Augusto Filho – Sócio de Valdoir Slapak na Fource Mineração
8. Victor Ramos de Castro – Investigado
9. Mauro Thadeu Prado de Moraes – Filho de Sebastião de Moraes
10. Rodrigo Vechiato da Silveira – Advogado e ex-assessor de Sebastião de Moraes
11. Rafael Macedo Martins – Servidor do Tribunal de Justiça
12. Roberto Zampieri – Advogado assassinado
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.