A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entrou para a lista das duas mil melhores universidades do mundo em 2023, segundo listagem publicada pelo Center for World University Rankings (CWUR). Na 1.748ª posição, a UFMT ficou à frente de universidades de países como França, Japão e Estados Unidos, desbancando ainda outras universidades tradicionais do Brasil, como a UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.
O bom desempenho do ensino da UFMT contrasta com o drama financeiro vivido pela universidade há poucos meses. Em dezembro de 2022, a reitoria da instituição chegou a suspender o pagamento de bolsas e auxílios estudantis em decorrência dos sucessivos cortes orçamentários.
À época, a Universidade anunciou que contava com apenas R$ 10 mil em caixa e também não cumpriria com as despesas básicas, como energia elétrica, água, segurança e limpeza.
A situação foi contornada depois de uma reunião com o então ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) em Brasília.
Neste ano, sob o governo Lula (PT), a UFMT participou do anúncio de recomposição de R$ 2,44 bilhões nos orçamentos das universidades e institutos federais.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Aparecida Maria De Lima 19/05/2023
Me parece que esses comentários negativos são típicos de dor de cotovelo, a universidade perdeu muito no Governo do genocida mas vai se recuperar. Parabéns UFMT, é pra frente que se anda.
Nardes Dias de Souza 19/05/2023
Que maravilha, eu também tive a oportunidade de graduar na UFMT. Na verdade, eu sempre elogiei essa instituição de ensino. Eu me lembro que, muito antes de eu pensar que faria uma faculdade, eu já participava do chamado, Coral do Meio Dia (coral voltado a comunidade). Nesse período fizemos a abertura do Encontro Brasileiro de Corais. Inclusive, contávamos nesse tempo com o Coral profissional da UFMT, que diga-se de passagem, foi considerado uns dos melhores Corais da América Latina. Agradeço muito a essa instituição, e em especial aos grandes professores que tive, como: Abel Santos, Terezinha, Helen Rose, Roberto Vitório, Tatiane, Maria Tereza, Murilo, e muitos outros.
Zenoide Ribeiro de Souza Palmeiras 19/05/2023
Fiquei feliz com a atual avaliação da UFMT. Realmente, os melhores profissionais de todas as áreas tem formação na UFMT. A Medicina por exemplo, é de uma estrutura fenomenal. Os Acadêmicos para entrar nessa instituição, tem dedicação exclusiva. Com isso , aumenta cada vez mais os conceitos.
Faz o G de Genocida 18/05/2023
Legal estamos em 1748° colocação no ranking mundial do CWUR bom saber que mudamos para a França, pois fui verificar na verdade o site deveria ter melhor analisado as informações pois no relatório esta: 1749° Federal University of Mato Grosso! e verifica se que este estudo e análise é realizado anualmente e a edição refere-se ao ano 2022, será que o Genocida não se importou tanto assim com a educação que vivemos a integrar esse ranking somente agora hem!!! Agora é aguardarmos se nós estudantes da UFMT continuaremos no ranking do CWUR nas próximas edições com o governo que é tão preocupado com a educação e desenvolvimento da nação!!!
Francisco Cezar Dias 18/05/2023
Com 65 anos estou vivendo uma experiência única nas mãos de profissionais de excelência com expertise em suas áreas de atuação. É o nível mais alto de Doutores com os quais tive contato. O meu crescimento profissional é inigualável. Obrigado Lange, Peter, Cassiano, Solange, Janaína, Thiago, Onã, Claudinho e Márcio. Perdão se esqueci de alguém. Obrigado UFMT.
Jacqueline Pereira de Freitas 18/05/2023
Orgulho de ter estudado na UFMT.
Breno 18/05/2023
De fato, a matéria está misturando assuntos e deveria ter focado naquilo que é importante (foi apenas rasa no aspecto do ranking acadêmico). Entretanto, por alguns comentários, parece-me inacreditáveis algumas falas: (1) Quando o Sr Paulo Queiroz questiona os critérios da avaliação que, segundo a própria matéria, são “a qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e pesquisa.”; (2) Quando o Sr Alfredo coloca em questão se a atual posição é motivo de orgulho, quando na verdade o simples fato de entrar pra lista das 2000 melhores já se trata de grande feito considerando que foram avaliadas mais de 20 mil (ou seja, está no TOP 10% dentre as avaliadas no mundo ); (3) Quando o Sr Anônimo acha papo furado estar entre as TOP 10% em um ranking mundial, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas; (4) Quando o Sr Carlos chama de “propaganda eleitoral” estar em um ranking de qualidade de ensino. Tais comentários seriam bizarros se não se tratassem de indivíduos no exercício pleno de suas faculdades mentais. Por hora, parabéns a UFMT por tamanho feito e orgulho do MT ter uma universidade (dentre as 54 brasileiras) participando de rankings mundiais de qualidade!
Leriuza Borges Leal 17/05/2023
Tenho muito orgulho de ter feito parte de nossa UFMT ....muito orgulho!!!!!
Maria 17/05/2023
Parabéns UFMT! Sou uma professora egressa dessa instituição. Tive ótimas professoras e professores. Estar entre as melhores mto nos orgulha, não importa se é o primeiro lugar, o segundo, o quarto ... Parabéns p os docentes, funcionários, estudantes, pesquisadores, todos q se dedicam a fazer da universidade pública um lugar pra todos q quiserem usufruir desse direito q é estudar!
Marcelo 17/05/2023
Parabéns a UFMT aí sim estudamos, pesquisamos e fizemos extensão. Tenho orgulho de ser formado na UFMT e um grande profissional q sou hoje.
Francisco Gomes 17/05/2023
A UFMT tem que sair da bolha. Ela está bem de fora para dentro. Não interage com a comunidade. Não sai pra fora, não envolve e nem traz a comunidade para dentro. Um mundo paralelo.
Anônimo 17/05/2023
Dizia minha falecida vó.. o segundo lugar é o 1º dos perdedores ou seja depois do primeiro não há muito a se orgulhar, só porque ficou na frente de outras que são tão o quanto pra trás \"1.748\" de serem excelentes e ótimas... que papo furado... muito blá...blá.. blá... 4,18bi bloqueados -> fique por dentro....quanto rato https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/01/17/governo-sanciona-orcamento-com-veto-a-verba-para-fundo-de-ciencia-e-tecnologia
JEVES BEJAME SALVINO 17/05/2023
Ótimo! Muito bom. É preciso que tenhamos através dos programas de extensão dessa nobre Universidade algo que contemple a agricultura familiar da Baixada Cuiabana, pois ainda tudo aqui são práticas de subsistência empírica e nada ainda do conhecimento científico. Mostrar, propor e/ou pesquisar novas tecnologias é papel fundamental de uma boa universidade como essa que orgulhamos por tê-la em Mato Grosso.
Paulo Queiroz 17/05/2023
Qual o critério de avaliação neste estudo? \"Recomposição\" de 2,44 bilhões? Explica pra turma oque quis dizer com \"Recomposição\". Matéria rasa, sem informação alguma, isso é um jornal sério? Se meu comentário não for publicado eu vou fazer com que as redes sociais informem.
Artenio Pompeo Campos 17/05/2023
Sou Engenheiro egresso da UFMT/Cuiaba, tenho orgulho de ter estudado em uma escola de qualidade e o meu sucesso profissional deve se ao conhecimento adquirido na UFMT e aos mestres e e tecnicostec
JOSE WILSON TAVARES 17/05/2023
Sejamos mais empaticos, e superemos as Ideologias Politicas CARLOS! Quem faz a pesquisa e publica os resultados? Que dizer então que até nos Organismos Internacionais os trabalhos são pautados em Politica? Cresça, acorda, seja sábio! Nem precisa mudar de ideloliga que você defende! BASTA SER MAIS SÁBIO! SÓ ISTO!
Alfredo 17/05/2023
kkkk das 2 mil, ficou 1.748. É pra se orgulhar? kkkkkkk
Lê 17/05/2023
Orgulho de ter estudado na UFMT!
Carlos 16/05/2023
Propaganda eleitoral...
19 comentários