O governador Mauro Mendes (UB) disse, nesta quarta-feira (17), que o Estado agora aguarda a emissão de um novo documento, a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), para dar início às obras no Portão do Inferno, trecho da MT-251, em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá). Ele tratou os trâmites como "burrocracia brasileira" e afirmou que todo processo pode ser mais demorado que a realização da obra.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) confirmou nesta terça-feira (16) que os trabalhos só vão começar depois da realização do tradicional Festival de Inverno, na cidade turística. Mas, o gestor declarou que a obra pode começar antes, caso o Estado receba o novo documento.
"Saiu a licença, a ASV vem depois. A licença traz condicionantes que tem que ser cumpridas. Saindo a licença, temos que tirar a ASV. Já estamos providenciando, desde o dia que saiu a licença, todos os trâmites. É a maldita burocracia deste país. Demora mais tempo para superar a burocracia que para fazer a obra", disse Mendes em entrevista coletiva no Palácio do Paiaguás.
Indagado sobre o período para a finalização da ASV, Mendes disse que não tem como "precisar" o tempo e é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que emite o documento, assim como fez com o licenciamento.
"O Ibama que é o órgão licenciador então é ele que tem que dar a ASV. Mas, esse é o rito da burocracia. Vamos ser justos com o Ibama. É a maldita 'burrocracia' brasileira que impõe que tenhamos uma perda de tempo gigantesca no processo", declarou.
LEIA MAIS: obras no Portão do Inferno só terão início após realização do Festival de Inverno
O LICENCIAMENTO
Após meses de aguardo do licenciamento ambiental pelo Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no fim do mês passado, os órgãos ambientais nacionais liberaram que a obra de retaludamento seja realizada no Portão do Inferno. A obra deve colocar fim aos desmoronamentos de blocos no trecho da rodovia estadual.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.