A Defesa Civil de Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá) informou que o nível do Rio Verde, que corta a cidade, permanece dentro da normalidade, registrando uma profundidade de 2,19 metros nesta quarta-feira (15). O monitoramento é realizado pela Agência Nacional das Águas (ANA) e, de acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Edgar Savaris, o índice ainda está dentro dos parâmetros esperados.
"O Rio Verde, aqui no montante, que é na ponte do Rio Verde, estamos com dois metros e 19 centímetros. É o esperado, pode chegar até um pouco a mais, até três metros, não vai ter problema nenhum de alagamento que venha oferecer risco à população", tranquilizou.
A última medição, segundo o coordenador, foi feita às 8h desta quarta-feira.
"Temos várias situações quando fazemos a medição de um rio, principalmente o Rio Verde que tem as barragens. Temos a canoa quebrada que é a primeira barragem e a segunda barragem que é a PCH Foz do Cedro. Temos a medição do montante que é antes da barragem quando o rio ainda não está formando o lago e temos o barramento que é onde a rádio [de monitoramento] está instalada e tem a jusante", explicou.
"Essa medição que foi publicada é da jusante, o que é normal. Quando é temporada de chuva, a usina libera mais água na jusante para manter o equilíbrio da barragem e não oferecer risco para as populações que estão abaixo. Então, essas medições estão dentro da normalidade", completou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.