A primeira pesquisa eleitoral após o governador Mauro Mendes (UB) anunciar o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (UB), como a aposta do partido para as eleições 2024 mostra que o deputado estadual saiu fortalecido da disputa interna com o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia (UB). Botelho desponta como vencedor com larga margem de vantagem contra todos os pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá, deixando para trás o deputado federal Abilio Brunini (PL), o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV). A simulada quantitativa é do Instituto MT Dados, foi realizada na Capital entre 7 e 10 março, e a margem de erro é de três pontos percetuais.
Na primeira espontânea, sem especificação de turnos, Eduardo Botelho marca 7,4 pontos de diferença de Abilio. Na estimulada, a diferença é mais alta, são 14 pontos de diferença.
Contruindo um cenário apra o segundo turno, Botelho cresce e atinge 45%. Abilio também cresce dois pontos, mas continua abaixo do presidente da AL, com 21%. A diferença entre os pré-candidatos é de 24 pontos percentuais. Caso o segundo turno fosse definido contra Lúdio, Botelho também seria vencedor com 44% e o deputado petista com 18%. Contra Stopa, a diferença é astronômica, 49% contra 8%.
Excluindo Eduardo Botelho do segundo turno e deixando apenas Lúdio e Abilio Brunini há quase um empate. O deputado federal Cabral 24%. Entre Lúdio e Stopa, o vice-prefeito sobe três pontos comparando com a simulada contra Botelho. O ex-prefeito em exercício fez 11% e Cabral 27%.
Na amostragem de rejeição entre os políticos, Botelho fica com 5%. Abilio aparece em primeiro, sendo o mais rejeitado, com 22%. Juca do Guaraná aparece com 14%, Lúdio, 13%, Stopa, 8%, Marcos Ritela, 4% e Ulysses de Moraes 4%.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.