A visita do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) a Mato Grosso para lançar as candidaturas dos prefeitos em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), em 2024, abriu caminho para o primeiro projeto no grupo de conservadores da jornalista e atual secretária de Comunicação da Cidade Industrial, Paola Carlini. Ela destacou ao HNT TV que se identificava com as pautas da direita quando foi apresentada a Moretti em um evento averso a política, em janeiro do ano passado, de um cliente da Ícone Press, empresa voltada à comunicação corporativa, fundada por ela há mais de 20 anos. As duas conversaram e, em um curto período, Flávia a procurou para assessorá-la enquanto Bolsonaro estivesse no estado.
"Nós conversamos, ela falou do projeto dela, ela é muito simpática, muito aberta. Logo em seguida, ela me chama, disse que estava à disposição para trocar ideias, falei algumas coisas para ela sobre a minha trajetória, enfim ... ", lembrou Paola Carlini durante entrevista ao podcast.
São poucos jornalistas de direita hoje, vamos falar sério, não existem muitos e, principalmente, que dominem a pauta
Satisfeita com a repercussão na imprensa, a prefeita manteve Paola por perto a contratando para outras ocasiões até que o "casamento" foi fechado com a assinatura do contrato para a pré-campanha, momento em que a jornalista passou a se dedicar a construção da reputação da prefeita.
"Fiz toda a pré-campanha. A gente conseguiu construir a reputação, treinar oratória de como ela poderia falar, o repertório dela e um pouco da pauta da direita. Mas a gente conversou bastante e depois saí por conta de um outro convite que tive para ir pro Abilio", disse.
O marqueteiro político de Brasília, Caco Mesquita, coordenador da campanha de Abilio, foi o responsável por "roubar" Paola da equipe de Flávia. A jornalista passou a acompanhar os passos do bolsonarista, intensificando o seu trânsito no grupo. Durante o período, ela também se aprofundou nas pautas da direita, dedicando-se a construção de estratégias. Paola, inclusive, destacou sentir dificuldades de encontrar profissionais especializados.
"São poucos jornalistas de direita hoje, vamos falar sério, não existem muitos e, principalmente, que dominem a pauta. A pauta de direita é uma pauta muito cara e um pouco exclusiva pois são poucos que têm esse conhecimento ou que procuram isso. A gente vai formar muitos jornalistas de direita", prospectou.
CASE DE SUCESSO
A vitória de Abilio no primeiro turno colocou uma lupa sobre o trabalho da equipe em Cuiabá. Flávia Moretti, que também havia vencido em VG, passou a dialogar sobre a construção do secretariado e o grupo decidiu realocar os profissionais envolvidos nas campanhas do PL em MT para começar a preencher as cadeiras nas cidades em que o partido assumiria a administração a partir de janeiro de 2025.
A pauta de direita é uma pauta muito cara e um pouco exclusiva pois são poucos que têm conhecimento
A jornalista Ana Karla, responsável pela campanha do prefeito em Rondonópolis (212 km da Capital), Cláudio Ferreira (PL), que depois assumiu a Comunicação em Cuiabá, reforçou o time de Abilio e aos poucos Paola começou a transicionar para a equipe de Flávia.
A mudança em definitivo à equipe da prefeita se deu com o fim do segundo turno, quando Abilio derrota o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e Paola encerra sua participação na campanha. Moretti oficializa o convite e a jornalista aceita o desafio, iniciando uma transição de carreira, se afastando dos negócios para comandar a Secretaria de Comunicação de VG.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.