O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), prorrogou por mais 60 dias a situação de emergência pelo volume dos casos de Chikungunya. O decreto foi divulgado na última quarta-feira (26) na Gazeta Municipal e estará válido até junho.
LEIA MAIS: Abilio decretará situação de emergência em Cuiabá devido casos de dengue
"Fica prorrogada por mais 60 dias, a vigência da Situação de Emergência no Âmbito da Pública no Município de Cuiabá, declarada pelo Decreto 10.851, de 23 de janeiro de 2025, em razão da persistência do risco epidemiológico decorrente da epidemia de arboviroses", determina o documento.
O primeiro decreto foi publicado em janeiro deste ano, quando os casos aumentaram 60%, entre 1º e 8 de janeiro, motivando a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, a reativar o Comitê de Prevenção e Controle da Dengue.
Nesta sexta-feira (28), o Painel de Monitoramento das Arboviroses do governo federal apontou que Mato Grosso somou 25,9 mil casos em 2025. Deste total, 7 mil casos prováveis são em Cuiabá. A capital mato-grossense contabilizou 20 óbitos, mas o número pode aumentar pois outras nove mortes são investigadas.
O reconhecimento da situação de emergência abre espaço para Abilio pleitear a busca por recursos junto ao governo de Mato Grosso e União.
SEQUELAS DA CHIKUNGUNYA
No Minuto HNT Saúde, a estudante de Medicina e produtora de conteúdo, Isabelle Cadore, detalhou as sequelas da Chikungunya, que entre as complicações podem causar dor crônica no organismo.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.