Em um evento que reforçou a parceria entre o Governo de Mato Grosso e as prefeituras, o governador Mauro Mendes declarou que nunca o Estado repassou tantos recursos de forma voluntária para os municípios como nos últimos anos. A afirmação foi feita durante a abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios, realizado nesta terça-feira (18.2) no Cenarium Rural, em Cuiabá. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas (TCE-MT) e pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), contou com a presença de prefeitos, líderes políticos e autoridades locais.
Mauro Mendes destacou que, apenas no ano passado, o Estado transferiu R$ 1,59 bilhão para as prefeituras, valor que não inclui os repasses obrigatórios, que são feitos pontualmente. O governador enfatizou a gestão colaborativa com os municípios, ressaltando os convênios firmados para investimentos em infraestrutura, como asfaltamento, calçadas, praças e escolas, projetos que impactam diretamente a vida dos cidadãos mato-grossenses.
"O Governo tem adotado uma postura de verdadeira parceria com os municípios. Firmamos milhares de convênios que garantem investimentos essenciais para a população, tornando o estado mais eficiente e próximo do cidadão", afirmou.
Mendes também alertou os prefeitos para a importância de iniciar a gestão focados em resultados concretos, com eficiência no uso dos recursos públicos. "Ser prefeito é um desafio diário. Eu, como governador, sempre me pergunto como gastar melhor o dinheiro público. Cada um de vocês deve refletir sobre como pode melhorar a gestão em seus municípios, para entregar resultados que atendam à população que os escolheu", disse.
O governador também anunciou que, ainda neste mês, o Estado irá repassar os valores relativos às perdas do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) aos municípios. "Vamos regulamentar um decreto que irá compensar todos os municípios que tiveram perdas no Fethab. E, ainda neste mês, repassaremos as parcelas de janeiro, fevereiro e março", adiantou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ex-presidente Michel Temer, o vice-governador Otaviano Pivetta, o procurador-geral de Justiça Rodrigo Fonseca, o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, o presidente da AMM, Leo Bortolin, e o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.