O prefeito de cuiabá, Abilio Brunini (PL), revogou o decreto que proibia o agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e priorizava os atendimentos espontâneos. No novo decreto publicado neste sábado (8), o prefeito justifica que o retorno de médicos das férias de janeiros resolve as questões de "equipes desfalcadas", permitindo que a demanda seja suprida.
LEIA MAIS: Abilio acaba com atendimento por bairros e hora marcada em postos de saúde; veja vídeo
"As unidades que estavam com suas atividades de agendamentos suspensas, devem retomar os agendamentos de consultas e demais atividades, mantendo o acolhimento e o atendimento da demanda espontânea", determinou Abilio.
A proibição foi estabelecida em 23 de janeiro, quando a Secretaria Municipal de Saúde alertou para o risco de epidemia devido a escala dos casoa de dengue, chikunguya e Zika. Segundo o prefeito, as ações de emergência que foram implantadas nos postos e a intensificação do monitoramento nas casas dos cuiabanos permitiram o retorno das atividades em sua normalidade.
"O avanço do monitoramento em resposta às medidas implementadas para a organização dos serviços de saúde em razão da situação de emergência epidemiológica anteriormente decretadas", explica o prefeito.
Uma das respostas que Abilio esperava era a busca da população pelo atendimento nos postos. Quando assumiu, o prefeito identificou que um dos motivos para a lotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) era o fluxo de pacientes que poderiam estar nos postos. Com o estímulo para "desafogar" as UPAs e uma movimentação mais alta nos postos, o prefeito revogou o decreto para que os atendimentos fossem organizados.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.