O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso registrou um aumento expressivo nas apreensões de entorpecentes em 2024. Entre janeiro e o início de dezembro, a unidade retirou de circulação mais de 1,4 tonelada de drogas, um aumento de 988% em relação a 2023, quando foram apreendidos 133 quilos. Os dados revelam a crescente eficiência do Bope no combate ao tráfico e a sua atuação em ocorrências de alta complexidade.
Entre as operações de destaque, está a apreensão de 600 quilos de pasta base de cocaína, ocorrida em julho, em Várzea Grande. Durante a operação, os agentes de inteligência do Bope descobriram um laboratório de drogas em uma chácara, realizando a apreensão completa dos entorpecentes e resultando na prisão de duas pessoas, além de um confronto com outros três suspeitos.
Em outubro, o Bope participou de uma grande apreensão de 483 quilos de cocaína, em conjunto com a Polícia Federal. Já em setembro, mais de 100 quilos de maconha foram apreendidos em Cuiabá, em uma ação conjunta com a Força Tática do 1º Comando Regional.
Além das apreensões, as operações de captura de foragidos da Justiça também tiveram um aumento expressivo. Em 2024, a unidade prendeu 39 pessoas com mandados de prisão em aberto, um aumento de 457% em relação a 2023, quando sete pessoas foram detidas.
O Bope também intensificou o trabalho conjunto com outras unidades da Polícia Militar e parceiros institucionais, realizando 64 ações de fiscalização e busca de drogas e outros materiais ilícitos com o apoio do Canil do Bope e setores de inteligência.
O comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, que assumiu a unidade em novembro deste ano, atribui o crescimento das operações ao fortalecimento da tropa e ao empenho no combate ao crime organizado. “Esses números só foram possíveis graças ao trabalho incansável dos nossos policiais, que não medem esforços para combater a criminalidade e o crime organizado. Vamos continuar com nosso trabalho para garantir uma sociedade mais segura e livre de crimes”, afirmou.
BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS
O Bope da PMMT é composto por cerca de 100 policiais especializados em ações de alta complexidade e operações de alto risco, com expertise em técnicas explosivistas, negociação, tiro de precisão, cinotecnia, entre outras. A unidade atua tanto em operações próprias quanto em apoio a outras unidades da Polícia Militar em situações de ocorrências complexas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.