O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Guiomar Teodoro Borges, decidiu antecipar sua aposentadoria e protocolou pedido dois meses antes de sua data limite, que é quando completa 75 anos, em 5 de abril. A assessoria do TJMT confirmou que a aposentadoria está em tramitação, mas ainda não foi oficializada.
Como Guiomar veio do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), tendo ocupado duas vezes o cargo de Procurador-Geral de Justiça, sua vaga no TJ deve ser ocupada por representante do MP, conforme prevê o Quinto Constitucional.
O nome mais cotado para ser o novo desembargador é o chefe do MP, Deosdete Cruz Júnior, que encerra seu mandato nesta quinta-feira, dando lugar a Rodrigo Fonseca Costa. Seu nome já era ventilado para o desembargo desde maio de 2024, quando ele anunciou que não pretendia concorrer à reeleição, embora a vitória fosse dada como certa.
Antes de ser Procurador-Geral no biênio 2023/2025, Deosdete exerceu a função de Subprocurador-Geral de Justiça Jurídica e Institucional entre 2019 e 2023. Já no final de 2024, foi alvo de polêmica ao afirmar, durante o lançamento do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, que advogados estariam agindo como “pombos-correio” do crime.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.