Na parte operacional, as fraudes mais comuns, segundo o ICL, são a adulteração de combustíveis, como a mistura do biodiesel no diesel; fraudes nas bombas; furto de combustíveis e lubrificantes; propaganda enganosa e depósito clandestino.
"Unir forças na identificação e combate destes ilícitos do setor, esse é o objetivo da iniciativa conjunta que busca conscientizar e estimular a sociedade, por meio de um canal de denúncias", disse o ICL em nota nesta terça-feira, 15. "Somente com o apoio da sociedade será possível identificar os fraudadores que causam perdas irreparáveis para os veículos e consumidores."
Atualmente, de acordo com o instituto, as maiores fraudes que lesam diretamente o bolso do consumidor são as que envolvem a qualidade e a quantidade dos combustíveis abastecidos. Na área da sonegação, o crime significa menos recursos para a saúde, educação e segurança pública, destacou o ICL.
"Visando modificar este cenário e combater infratores, o Disque Denúncia do Rio coloca à disposição da população seus canais de atendimento para que possam ser feitas denúncias anônimas sobre essas modalidades criminosas", disseram as empresas.
Para denunciar estabelecimentos e criminosos, basta ligar para 21 2253-1177, que também funciona como WhatsApp, ou pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ", onde podem ser enviados vídeos e fotos, de forma anônima.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.