O índice S&P 500 renovou recorde histórico de fechamento, com ganho de 0,53%, a 6.118,71 pontos. O Dow Jones avançou 0,92%, a 44.565,07 pontos. O Nasdaq subiu 0,22%, a 20.053,68 pontos, na máxima do dia.
O Dow Jones e S&P 500 ampliaram os ganhos e o Nasdaq reduziu a queda, em meio ao discurso de Trump ao Fórum Econômico Mundial em Davos. O republicano afirmou que pretende "exigir que as taxas de juro recuem imediatamente" porque as suas políticas reduziriam os preços do petróleo. Mais tarde, na Casa Branca, Trump assinou decretos voltados à inteligência artificial e a criptoativos e disse esperar que o Federal Reserve (Fed) o ouça e corte juros.
As ações da Electronic Arts (-16,70%) responderam pela maior queda porcentual do S&P 500, após a produtora de games cortar projeções. O índice, contudo, conseguiu subir ajudado por ganhos da Moderna (+10,10%) e GE Aerospace (+6,59%), que agradou com resultados corporativos do quarto trimestre.
Papéis de semicondutores operaram em baixa boa parte do pregão, após corte de projeções da sul-coreana SK Hynix, fornecedora da Nvidia, que citou uma possível desaceleração em gastos com IA e a demanda mais fraca por smartphones. A Nvidia, porém, se recuperou no fim do dia e subiu 0,10%, enquanto Broadcom perdeu 0,26%.
Comentários do bilionário Elon Musk com questionamentos sobre o projeto Stargate também pesaram nas companhias de semicondutores. O American Depositary Receipt (ADR) da Arm Holding - nomeada parceira inicial do projeto - caiu 7,43%.
A Apple e a Alphabet fecharam em queda de 0,08% e 0,20%, respectivamente, após investigação do órgão regulador de concorrência do Reino Unido. Na ponta oposta, bancos estiveram entre os destaques: Goldman Sachs ganhou 1,07% e JPMorgan, 1,18%.
Entre as aéreas, a American Airlines caiu 8,74% após projeções abaixo do esperado ofuscarem lucro acima do projetado do quarto trimestre. A Alaska Air seguiu em rumo oposto e subiu 2,20% após dados acima do esperado no quarto trimestre e estimativas de prejuízo menor do que o projetado por Wall Street.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.