Em visita ao município de Itiquira (353 km ao sul de Cuiabá), o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, apresentou os programas “Vida Nova” e “Microssistemas de Abastecimento de Água”, que serão implementados na cidade.
O “Vida Nova” garante repasses para construção e reforma habitacional de famílias carentes, por meio da aquisição de bolsas de material de construção. Os valores disponibilizados vão de R$ 1,5 mil até R$ 27 mil, em casos de adaptação de moradias para pessoas com deficiência.
A adesão ao programa deve ser realizada por meio de convênio com a Secid e está disponível para famílias com renda de até três salários mínimos. Além disso, é necessário que o terreno seja escriturado e as reformas sejam realizadas com orientações técnicas (arquiteto ou engenheiro). “Existe um déficit qualitativo e queremos promover a ampliação e adequação das moradias. Portanto, nosso objetivo com esse programa é garantir uma moradia digna para as famílias menos favorecidas economicamente”, disse Chiletto.
Para garantir o abastecimento de água potável para comunidades menores e que possuam ao menos 50 domicílios, o programa “Microssistemas de Abastecimento de Água” oferece ajuda na elaboração de projeto, construção, readequação ou ampliação dos sistemas. “Uma equipe técnica da Secid vai até o local e avalia qual o melhor microssistema a ser implantado. A partir daí, a Secretaria pode ser parceira para elaborar o projeto, licitar, fiscalizar ou contribuir em qualquer uma das fases da construção. O que pedimos de contrapartida do município é que construa a rede de distribuição de água na comunidade, para garantir que todos sejam abastecidos”, explicou o secretário adjunto de Políticas Urbanas, Cláudio Miranda.
Defesa Civil
Outro ponto tratado durante visita foi a instalação da Defesa Civil no município. “Itiquira não possui coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, mas já deixamos a documentação necessária para criação. Temos uma pessoa que será o coordenador e as capacitações devem iniciar nos próximos 20 dias”, explicou o superintendente adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Abadio José da Cunha.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.