Diante de mais um feriado prolongado, o de Tiradentes nesta quinta-feira (21.04), a diretoria do MT Hemocentro se preocupa com o estoque de todos os tipos sanguíneos. O estoque de sangue costuma a se reduzir, devido ao grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusão de sangue, em razão de acidentes.
A diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, convoca a população para doar sangue, para manter o estoque com um nível de segurança regular e conseguir atender a demanda. Elianne acrescenta que o MT Hemocentro tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.
Outro desafio é conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação, e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do SUS em todo estado.
Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada. Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.
Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.
Atendimento no feriado
O atendimento ao público da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) será até está quarta-feira (20) e retorna só na segunda-feira (25). No MT-Hemocentro o atendimento será interrompido somente na quinta-feira (21), que é feriado, mas retorna na sexta-feira e sábado das 7h30 às 17h30.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.