A empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, rebateu as acusações feitas pela Prefeitura da Capital de que não estaria cumprindo o Plano Emergencial que tem o objetivo de normalizar o recolhimento domiciliar até o dia 31 de janeiro. Em nota, a Locar informou que as medidas acordadas junto ao Executivo municipal ainda estão em vigor, por isso, não há o que falar em violação dos termos estabelecidos entre as partes.
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Nesta sexta-feira (24), a prefeitura alegou que o trabalho realizado pela Locar estava sendo insuficiente e sem melhorias significativas na coleta de lixo. A prefeitura afirma que registrou inúmeras falhas na coleta do lixo e que vários bairros estavam sem o serviço.
“O cenário atual demonstra que a frota da Locar está abaixo do necessário para atender a demanda de Cuiabá. É imprescindível um aumento imediato no número de caminhões em operação para que a coleta melhore de maneira significativa”, declarou o coordenador de Resíduos Sólidos da Limpurb, Henrique Ramos de Oliveira. Por isso, o Alencastro emitiu sete notificações à empresa.
A Locar, por sua vez, destacou que o contrato firmado no dia 6 de janeiro é válido por 180 dias e que são realizadas operações diárias, com 26 caminhões compactadores de dia e de noite para garantir a coleta conforme o planejado. A empresa dispôs uma retroescavadeira e outros seis caminhões caçamba.
Além disso, a Locar informou que o trabalho emergencial aumentou a produção em 30% e que são recolhidas mais de 700 toneladas de lixo diariamente.
“A Locar entende a responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá em garantir uma melhor qualidade de vida à população. Todavia, assegura que também está trabalhando com total dedicação nesse propósito, por meio da promoção de avanços necessários na prestação do serviço de coleta de lixo”, traz trecho da nota.
LEIA NA ÍNTEGRA
A Locar Saneamento Ambiental está executando, de forma organizada e regular, o Plano Emergencial para normalização da coleta domiciliar de lixo até o dia 31 de janeiro, conforme aprovado pela Prefeitura de Cuiabá.
Portanto, não cabe, até o momento, falar em descumprimento quando o prazo pactuado para a adoção das medidas acordadas entres as duas partes ainda está em vigor. Dessa forma, todas as etapas estão sendo devidamente cumpridas.
Neste momento, as operações diárias são realizadas com 26 caminhões compactadores de dia e 26 de noite, garantindo a cobertura das rotas conforme planejado, além de uma retroescavadeira e mais seis caminhões caçamba.
Destaca que, mesmo antes do prazo contratual de 180 dias, está promovendo a renovação da frota, que já conta com cinco novos veículos e com mais dois previstos para chegar na próxima semana.
Assegura que o plano de trabalho emergencial já tem gerado resultados positivos, com um aumento de 30% na produção, o que significa um salto na média diária de 550 toneladas recolhidas para mais de 700 toneladas.
Além da coleta convencional, a empresa também está atuando na eliminação de bolsões de lixo, na limpeza do Rio Cuiabá com a balsa ecológica, e disponibiliza a varredeira mecanizada para ser utilizada na limpeza de vias pavimentadas e outros espaços públicos.
A Locar entende a responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá em garantir uma melhor qualidade de vida à população. Todavia, assegura que também está trabalhando com total dedicação nesse propósito, por meio da promoção de avanços necessários na prestação do serviço de coleta de lixo.
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