O governador Mauro Mendes (UB) disse nesta segunda-feira (29) que decidiu suspender o controle do trânsito no modelo 'pare e siga', no Portão do Inferno na MT-251, no trecho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá). Decisão ocorreu depois de uma conversa de Mendes com representantes do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT).
O órgão tinha notificado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para que liberasse o tráfego durante o Festival de Inverno que está ocorrendo na cidade. Contudo, o início dos trabalhos segue sem data porque o governo do Estado aguarda a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV).
LEIA MAIS: Ministério Público notifica Sinfra para liberar a MT-251 para Festival de Inferno
"Foi uma conversa que tive com o promotor. Eu analisei, conversei com o secretário Marcelo (da Sinfra), analisei alguns aspectos técnicos de engenharia e nós resolvemos em comum acordo, com a secretaria em suspender o 'pare e siga' até que as obras se iniciem, o que deve ocorrer nos próximos dias. Estamos finalizando o cumprimento de algumas medidas condicionantes que vieram na liberação da licença", explicou.
No dia 19 de julho, a Sinfra tinha respondido a notificação do MP, que determinava a retirada do controle do tráfego, informando que iria continuar com o 'pare e siga'.
LEIA MAIS: Governo aguarda emissão de novo documento para dar início às obras no Portão do Inferno
PROBLEMA NA MT-251
Desde o fim de 2023, o trecho conhecido como Portão do Inferno, na MT-251, tem registrado deslocamentos de blocos. Estudos técnicos apontaram para riscos de desabamentos em diversos pontos da via entre Cuiabá e Chapada. O caso ganhou bastante repercussão em razão do prejuízo à economia da cidade, fomentada principalmente pelo turismo.
Em março deste ano, o governo de Mato Grosso apresentou o projeto de retaludamento, ou seja, o corte do morro para afastar a via do precipício.
Somente no mês de junho, o Ibama emitiu o licenciamento ambiental. Contudo, depois o governador explicou que ainda é necessário a ASV para que as obras possam começar.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.