Depois de um fim de semana todo com a qualidade do ar considerada muito insalubre, a frente fria que atinge parte do Brasil melhorou levemente a qualidade do ar em Cuiabá, nesta segunda-feira (16). Contudo, a situação ainda não é boa e é considerada "não saudável" para grupos sensíveis.
A classificação é da plataforma suíça IQAir que faz o monitoramento em tempo real. Na sexta-feira (13), no sábado (14) e no domingo (15), a plataforma classificou como muito insalubre a qualidade do ar em Cuiabá.
Contudo, a partir de terça-feira (17), a previsão da IQAir é que a condição do ar na capital mato-grossense volte para insalubre, permanecendo até o domingo (22).
Situação da condição precária do ar é causada pela estiagem severa e pelos incêndios florestais que devastam a vegetação nas margens das rodovias, na área urbana, na Amazônia, Cerrado e Pantanal. Neste segunda tem previsão de chuvas isoladas conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA MAIS: semana começa com temperaturas amenas e possibilidade de chuvas em Cuiabá
Conforme já reportado pelo HiperNotícias, o Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (Lipan) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou uma nota técnica com orientações para os cuidados para manter a qualidade do ar, que já é considerada insalubre em praticamente todo Mato Grosso.
Entre as orientações estão evitar trabalhos extenuantes ou prolongados, reforçar a hidratação para proteção das vias respiratórias, evitar atividades que aumentem a poluição interna, como o uso de qualquer coisa que queime (lareiras a lenha, fogões a gás, velas, incensos, dispositivos repelentes de mosquitos, entre outros) e não ficar em ambientes fechados com as janelas fechadas em clima extremamente quente.
LEIA MAIS: moradores de Cáceres se espantam com céu amarelo provocado pelas queimadas; veja vídeo
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.