Servidores da Saúde de Cuiabá se concentram na Avenida Getúlio Vargas, nos arredores do Palácio Alencastro, nesta segunda-feira (30) em protesto contra a falta de pagamentos. Vídeo gravado no local mostra os manifestantes gritando palavras de ordem como 'Emanuel seu caloteiro, cadê o meu dinheiro?'.
Os servidores reclamam de atrasos no pagamento dos proventos, prêmio saúde e do 13º salário. Médicos e enfermeiros ameaçam paralisação caso a situação não seja regularizada ainda nesta segunda-feira, o que pode impactar as unidades de saúde básica, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital.
LEIA MAIS: Abilio pede congelamento das contas da Prefeitura de Cuiabá para evitar greve na Saúde
O prefeito eleito, Abilio Brunini, cuja posse está marcada para quarta-feira teme assumir a prefeitura numa situação de crise e pediu o congelamento das contas municipais.
Em nota, a prefeitura garantiu que irá regularizar os pagamentos até o final desta segunda-feira. A Secretaria Municipal de Saúde lamentou os transtornos causados pelo fechamento do exercício fiscal de 2024 e reforçou seu compromisso com a normalização dos repasses.
PROBLEMA CRÔNICO
As dificuldades na Saúde de Cuiabá reascenderam os debates sobre o setor no bojo do processo de intervenção na Pasta. No dia 16 de dezembro, autoridades da prefeitura, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas de Mato Grosso, além do governo do Estado, participaram de audiência para debater soluções para a Saúde.
Só no Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, foi identificado operações com déficit de R$ 10 milhões mensais. O desermbargador Orlando Perri descartou, a princípio, uma nova intervenção na cidade. Apesar da hipótese estar prevista em caso de descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela prefeitura, o magistrado ressaltou a importância de dar um voto de confiança a Abilio para gerir a Saúde.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
Nota à imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os pagamentos serão realizados até o final desta segunda-feira, 30 de dezembro. A instituição lamenta os transtornos ocasionados pelo fechamento do exercício fiscal de 2024 e reforça seu compromisso com a regularização da situação.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.