O deputado Estadual, José Carlos do Pátio (SD), espera que mais de mil pessoas participem da Audiência Pública que vai debater a questão da saúde pública, em Rondonópolis. O evento vai acontecer na Câmara Municipal da cidade, na Rua Cafelândia, 434, no bairro La Salle, às 19h30, desta segunda-feira (2), e será transmitido ao vivo pela TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no canal 30.
O parlamentar afirmou que entre os temas em pauta está à possível realização de cirurgias hemodinâmicas e angioplastia, no município. “Com a não realização desses tipos de procedimentos cirúrgicos em Rondonópolis, diversos pacientes são obrigados a viajarem para Cuiabá com o intuito de buscarem o atendimento”, explicou.
Segundo o deputado, essas cirurgias não são feitas em Rondonópolis porque grande parte do repasse do SUS acaba sendo destinado às unidades de saúde, da capital. “A proposta é que esse ‘teto’ seja divido com Rondonópolis para que esses dois tipos de cirurgias sejam feitas na cidade”, destacou.
CIRURGIAS DE ALTA COMPLEXIDADE
Outro tema que será discutido na Audiência Pública é o término do contrato do Hospital Regional com a Organização Social São Camilo, que vence em junho deste ano.
Zé do Pátio afirmou que cobrará a realização de uma nova licitação, onde a futura empresa, vencedora do certame, terá que executar cirurgias de traumatologia e de alta complexidade em ortopedia.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Já sobre o debate da realização de exames de ressonância magnética, no município, o parlamentar classificou o tema como delicado. Ele afirmou que está havendo um cartel, aonde as empresas, especializadas, estão cobrando alto preço, muito acima do valor SUS.
“Como os hospitais de Cuiabá estão cobrando o valor SUS, muito abaixo do cobrado em Rondonópolis, os pacientes têm que ir para capital. Temos que buscar um entendimento com uma nova empresa para que ela cobre um preço similar ao valor do SUS”, comentou o deputado.
INVESTIMENTO NA SAÚDE
José Carlos do Pátio ainda lembrou o governador Pedro Taques (PSDB) está contribuindo na melhoria da saúde pública da cidade. Porém, ainda precisa quitar os convênios que têm em Rondonópolis. Apesar disso, o parlamentar afirmou que o secretário Estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, garantiu que no início da próxima semana irá repassar mais R$ 800 mil aos hospitais Santa Casa da Misericórdia e Maternidade e Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso.
“Quero ressaltar que em pouco mais de um ano, o Governo já inaugurou 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta, no Hospital Regional. Nas próximas semanas ainda serão inauguradas outras 6 UTI’s neonatal, 6 semi-intensivo, 6 canguru, 8 infantil, totalizando 36 leitos. Além disso, ainda está dobrando o recurso de atenção básica de saúde”, finalizou.