A Santa Bárbara Engenharia S/A é uma das integrantes do consórcio vencedor da licitação da obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá. Junto com outras quatro empresas, a empreiteira se comprometeu a concluir e colocar em operação antes do início da Copa do Mundo de 2014 a linha de trens urbanos que custará R$ 1,47 bilhão ao Estado do Mato Grosso.
Essa mesma empresa, porém, vem enfrentando dificuldades para pagar suas dívidas. A Santa Bárbara Engenharia é ré de dezenas de processos de cobrança que tramitam na Justiça de Minas Gerais, onde fica sua sede, e também em comarcas de Estados nos quais tem negócios.
Em alguns desses processos, já foi determinada a penhora de aproximadamente R$ 6,3 milhões das contas da companhia. Tudo porque a empresa não pagou por serviços que usou de outras companhias para poder tocar as obras pelas quais foi contratada. Em uma ação, especificamente, está sendo discutido inclusive um pedido de falência feito por um dos credores da empreiteira que não recebeu o que deveria.
O pedido de falência foi aberto pela empresa Estirafer Ltda. no dia 25 de maio deste ano, cerca de um mês antes de o governo de Mato Grosso assinar a ordem de serviço da obra do VLT, que será feita pela Santa Bárbara e suas parceiras do consórcio VLT Cuiabá. A concorrência que definiu os responsáveis por essa obra está sob investigação do Ministério Público e da Polícia Civil, depois que o UOL Esporte revelou suspeitas de fraudes no processo de licitação da empreitada.
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