O vice-presidente do PV em Mato Grosso, Aluízio Leite, acredita que o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), vai subir nas pesquisas após a operação tapa-buraco programada para as próximas semanas. Mas para conseguir reverter o cenário, o Partido Verde tenta 'dobrar' o PT e ganhar tempo. O Partido dos Trabalhadores articula para fechar a chapa com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) como pré-candidato à prefeitura da Federação Brasil da Esperança na primeira quinzena de abril. O PV pediu mais tempo e dialoga internamente para que a definição seja feita mais à frente, perto das convenções no meio do ano.
Aluízio defende que sejam estabelecidos critérios para justificar a escolha, entre eles, a realização de pesquisa qualitativa. Stopa é uma prioridade nacional do Partido Verde, que busca promover apenas duas pré-candidaturas em capitais, como explicou o vice-presidente.
"Iremos fazer pesquisa qualitativa mais para frente para ver de que forma vamos definir essa candidatura. O Stopa é o nome do Partido Verde para disputar a eleição e nós temos colocado no projeto nacional duas candidaturas próprias em capitais: a do Stopa e também da deputada Teresa Brito, em Teresina, no no Piauí", falou Aluízio Leite.
Com esse apoio dos dirigentes nacionais, o PV ganha fôlego em Brasília, onde se concentra a atuação do grupo de trabalho eleitoral do PT, coordenado pela presidente nacional Gleisi Hoffmann. Nessa ponta também há pressa. Depois de chancelar Lúdio como a alternativa do partido, Gleisi corre para adiantar o fechamento das conjecturas em Cuiabá, garantindo que o seu pré-candidato esteja no palanque. Aluízio, no entanto, faz movimentações internas para que abril seja riscado como prazo e essa decisão seja repassada para o meio do ano.
"Não citei esse prazo. Já disse, inclusive, na reunião interna da Federação que precisamos ter tempo. Espero que o Stopa, com essa operação tapa-buraco que está tendo na cidade, possa se recuperar e nós possamos apresentá-lo como candidato. O Partido Verde tem o Stopa em um projeto nacional que queremos discutir com a cúpula da Federação, em Brasília, para definir pelo nome do Stopa", disse Aluízio Leite.
FUGA DE VEREADORES
Em contrapartida às conjecturas ao Alencastro, o vice-presidente também está atento às movimentações na Câmara, inclusive, visitou o Legislativo nesta terça para estreitar o relacionamento com os três vereadores do PV: Marcus Brito Junior, Paulo Henrique e Mario Nadaf. Até o momento, apenas Marcus Brito sinalizou que pode deixar a legenda. Aluízio conversa para amarrar a permamência dos filiados com mandato.
LEIA MAIS: Vereador do PV diz enxergar "dificuldades" para apoiar Lúdio à Prefeitura de Cuiabá
"Nós temos conversado com nossos três vereadores. O PV é o partido mais votado, esperamos repetir essa votação. Temos conversado com os três vereadores, esperamos que eles não saiam e a Federação possa fazer de quatro a cinco vereadores em Cuiabá", encerrou Aluízio Leite.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.