O deputado federal por Mato Grosso, Abilio Brunini (PL), tentou minimizar a repercussão negativa em torno da pepita de ouro encontrada pela Polícia Federal na casa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, preso por porte ilegal de arma de fogo nesta quinta-feira (9). A perícia da PF comprovou que o ouro apreendido é originado de garimpo. Valdemar pode ser responsabilizado por "usurpação mineral", crime que prevê detenção de até um ano e pagamento de multa. Abilio reduziu a pepita, que pesa 39,18 gramas e tem 95,26% de grau de pureza, a um "pedacinho de ouro".
LEIA MAIS: Pepita de ouro aprendida com Valdemar Costa Neto é de garimpo, aponta PF
O parlamentar saiu em defesa do líder do seu partido e disse que a 'Operação Tempus Veritatis' - que cumpriu 33 mandados após decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes - não passa de uma perseguição.
"Foram lá perseguir o Valdemar, chegaram na casa dele, não acharam o que queriam. Viram uma arma que era do filho, viu um pedacinho de ouro de 39 gramas, menos de 3 centímetros, aquelas peças que o pessoal, às vezes, ganha e coloca como decorativa. Foram pegar o negócio. Viu que não era roubado, foram descobrir a origem e viram que era de garimpo", criticou Abilio Brunini nesta sexta-feira (9).
O parlamentar ainda falou que a "pedrinha de ouro" foi um presente e tem cerca de 15 anos. O deputado também afirmou que a pepita era utilizada como item decorativo do apartamento de Valdemar. Abilio também tentou responsabilizar o presidente Lula (PT) pelo funcionamento dos garimpos durante seus primeiros anos à frente do país.
"Aquilo tem 10, 15 anos ... Ele ganhou um negocinho de pedra que estava decorando o apartamento e vai deixar o cara preso por um pedacinho de pedra que ganhou de alguém. No Brasil, há 10, 15 anos atrás (sic) os garimpos que tinham eram do Lula", afirmou o deputado federal.
Quanto à chamada "minuta do golpe" apreendida na residência do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), Abilio argumentou que o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, já havia denunciado os fatos e sustentou que o documento foi encaminhado pelo advogado de Bolsonaro.
"A minuta o próprio advogado compartilhou o print para que Bolsonaro a imprimisse e tivesse cópia do que foi denunciado pelo Mauro Cid. O próprio advogado mostrou o print da conversa dele, o Bolsonaro imprimiu para ter ciência. Isso ainda no ano passado", justificou Abilio Brunini.
No final da tarde desta sexta-feira, a prisão preventiva de Valdemar Costa Neto foi mantida pelo Judiciário, segundo a CNN Brasil.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Matheus 10/02/2024
Está com dó? Troque de lugar com ele, seu imbecil!
ELIDIO HONORIO DOS SANTOS 09/02/2024
Vamo qui vamo Rapadura é doce mas não é mole Pois não é Xó mano aguenta essa
Josiney José Cintra Ferreira 09/02/2024
É SIMPLES É UM CRETINO LOUCO VARRIDO DEFENDENDO UM OUTRO CRETINO LOUCO VARRIDO PRESIDENTE DO PARTIDO O QUAL ELE PERTENCE UM SAFADO QUE ESTA ENVOLVIDO ATÉ O PESCOÇO ???? NO PROJETO GOLPISTA CHEFIADO PELO EX PRESIDENTE JAIR BOZZONARO E SEUS BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO ????????????
3 comentários