O senador Blairo Maggi (PR) e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), figuram entre os cinco políticos mais ricos do Brasil. Juntos, a fortuna dos políticos somam 1,06 bilhão de dólares. A informação é da revista Forbes que elaborou uma lista com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a publicação, Maggi é o segundo da lista sendo considerado um dos homens mais poderosos da agricultura no Brasil. O patrimônio líquido do senador é estimado em 960 milhões de dólares. A fortuna é decorrente do Grupo Andre Maggi, companhia fundada pelo seu pai que é a maior produtora de soja do mundo.
Já Pivetta aparece como o quarto colocado da lista com um patrimônio líquido de 100 milhões de dólares e é o maior investidor individual da Vanguarda Agro. Pivetta foi eleito em 2008, sendo reeleito para o cargo em 2012. Durante a campanha foi acusado de compra de votos, mas posteriormente foi inocentado de todas as acusações pelo Tribunal Superior Eleitoral.
|
Ainda segundo a publicação da Forbes, apesar da corrupção brasileira, a maioria dos políticos construiu sua fortuna antes de entrar na vida política, a exemplo do senador e do prefeito.
A somatória da fortuna dos cinco políticos da lista é de um patrimônio estimado de quase 3,2 bilhões de dólares. No topo da lista aparece o suplente do senador Eduardo Braga,
Lirio Albino Parisotto. Ele é dono da Videolar e possui uma fortuna de 1,9 bilhão de dólares.
Em terceiro lugar está o deputado federal Marcelo Beltrão de Almeida (PMDB-PR) com fortuna estimada em 200 milhões de dólares. Já em quinto lugar aparece Paulo Maluf com 33 milhões de dólares de patrimônio decorrente da Eucatex.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.